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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38425
PROMOÇÃO DA SAÚDE E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS AÇÕES TERRITORIALIZADAS DO MUSEU DA VIDA/FIOCRUZ
Atividade educativa
Exposição Manguinhos Território em Transe
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Departamento de Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Seropédica, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Departamento de Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Seropédica, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
18/08/2016 à 22/09/17 no Núcleo de Atenção Interdisciplinar Desenvolvimento Infantil de Santa Cruz. Atividade educativa “RAP e Consciência” realizada a partir da itinerância da Exposição Manguinhos Território em Transe. Os objetivos que nortearam a realização da atividade foram: a). Promover a discussão acerca do conceito ampliado de saúde a partir da Exposição Manguinhos Território em Transe; b). Realização de atividades educativas a partir do RAP, tendo como foco o debate sobre participação social em saúde. Partimos de uma metodologia colaborativa junto aos nossos parceiros, sendo assim, buscamos envolver trabalhadores e pacientes no debate sobre o conceito ampliado de saúde no NAIDI. Nossas atividades se estabelecem a partir: 1- do contato com o espaço para apresentação do projeto; 2- do planejamento da atividade educativa junto com a equipe do NAIDI; 3- da realização da atividade educativa; 4- da avaliação com os sujeitos participantes da atividade educativa. Sobre a experiência no NAIDI, em Santa Cruz, ressaltamos a importância das trocas dialógicas estabelecidas entre pacientes, trabalhadores do espaço em questão e a equipe de Ações Territorializadas do Museu da Vida. Destacamos a relevância da atividade “RAP e Consciência” onde, após uma contação de história com uma roda de conversa temática sobre preconceito, foi construído coletivamente um RAP, protagonizado pelos pacientes, com a visão dos sujeitos participantes acerca da discussão. O debate da perspectiva educativa em museus de ciências, tem como finalidade a efetivação da cidadania a partir da popularização da ciência fortalecendo as atividades de promoção da saúde. A discussão sobre o contexto social e as demandas que envolvem a territorialização da saúde nas favelas e periferias, desponta como reflexão fundamental. Assim, o museu pode se estabelecer como uma ponte dialógica para o debate sobre o conceito ampliado de saúde a partir de exposições e atividades educativas. Acreditamos que uma das pontes de fortalecimento da saúde pública está na formação de sujeitos críticos e participativos. Nesse sentido, o direito à saúde envolve também o acesso à educação e à cultura. Para tanto, o museu mesmo sendo um espaço permeado por disputas hegemônicas, pode ser transformado em um ambiente produtivo para o debate sobre as desigualdades e iniquidades em saúde, a partir de suas exposições e atividades educativas.
Keywords in Portuguese
Relato de experiênciaAtividade educativa
Exposição Manguinhos Território em Transe
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