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A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DE VIRGÍNIA SCHALL
Ensino de ciências
Divulgação científica
Virgínia Schall
Papel social das mulheres
Produção do conhecimento científico
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação João Pinheiro. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação João Pinheiro. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumen en portugues
Pretende-se problematizar a constituição do campo de Educação em Saúde no Brasil por meio da trajetória de Virgínia Schall (1954-2015). Sua carreira permite refletir sobre temáticas como: educação em saúde, ensino de ciências e divulgação científica. A partir da sua história de vida e atuação, pretende-se desvelar questões sobre o papel social das mulheres na produção do conhecimento científico. Apresentar a produção de Schall no campo da Educação em Saúde. Debater os dados levantados do seu acervo, em processo de integração à Casa de Oswaldo Cruz/COC. Problematizar questões da sua carreira ligadas à constituição do campo Educação em Saúde. No que tange a trajetória de vida e sua carreira acadêmica utilizamos a metodologia de História Oral de vida. Assim, será utilizado o referencial teórico da história oral e da pesquisa quali-quantitativa, uma vez que estes revelam-se adequados à abordagem do objeto de estudo, a partir de uma concepção que considera a história do particular e o geral como determinantes da realidade e da saúde. A partir da organização prévia da produção bibliográfica, do acervo, e das entrevistas realizadas com a família sistematizaremos alguns dados da atuação de Virgínia Schall no campo da Educação e Saúde. É nosso intento com a pesquisa a elaboração de vários artigos sobre a produção da Virgínia no campo da Educação e Saúde. Prevemos a organização de um livro biográfico, bem como o abastecimento dos repositórios de informação REA e ARCA com o objetivo de armazenar, preservar e disponibilizar o acesso a produção científica da pesquisadora. O período de maior intensidade profissional de Schall se deu entre 1980 e 1990. Sua carreira mostra como a história política altera a trajetórias do sujeito. Revela ainda, como sua História de Vida pode dizer sobre uma história coletiva. Além disso, evidencia que o fazer científico da mulher se processa de forma diferente do homem, produz fontes e registros diferentes e enfrenta resistência de um campo majoritariamente masculino.
Palabras clave en portugues
Educação em saúdeEnsino de ciências
Divulgação científica
Virgínia Schall
Papel social das mulheres
Produção do conhecimento científico
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