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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39548
PRÓ-SAÚDE, PET-SAÚDE E DOCÊNCIA: (DES)CONSTRUÇÕES EM NARRATIVAS
Affilliation
Universidade Federal de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Santos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Santos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Santos, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
INTRODUÇÃO: O Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE) foi instituído com o objetivo de incentivar a transformação do processo de formação, geração de conhecimento e prestação de serviços à população para abordagem integral do processo saúde doença. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), idealizado como uma das ações intersetoriais potencializadoras do PRÓ- SAÚDE, apresenta, entre outros objetivos, fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o SUS, estimular a qualificação de profissionais e docentes, servindo de iniciação ao trabalho a partir de vivências dirigidas aos estudantes das graduações em saúde, tendo como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade. Neste contexto, inscrevem-se e configuram-se diversos e multifacetados espaços de aprendizagem da docência: outros modos de formar e aprender em saúde demandam processos singulares de formação dos professores. Partir de uma perspectiva ampliada sobre docência em saúde demanda situar relação como espaço intersubjetivo em que são atribuídos sentidos e significados às experiências e conhecimentos, configurando uma ação entre sujeitos que estão inseridos em circunstâncias sociais comuns. Desenvolver e avaliar propostas de desenvolvimento docente na área da Saúde que privilegiem a prática docente, assumindo o desenvolvimento docente como um processo continuado e institucional, é um desafio que está posto para todos os envolvidos na formação em saúde. OBJETIVO: analisar trajetórias, concepções, motivações e expectativas de professores atuantes no PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE da Universidade Federal de São Paulo/BR. As interlocuções teóricas abrangeram o campo da formação docente em saúde e a contextualização das políticas indutoras privilegiadas nesta investigação. METODOLOGIA: produção e análise de narrativas com professores, criadas a partir de entrevistas semiestruturadas. RESULTADOS: Os docentes relataram acúmulo de funções junto à docência, configurando diferentes inserções no cotidiano acadêmico, de modo especial em projetos e programas vinculados ao campo da reorientação da formação em saúde. Emergiram como pontos convergentes: a importância da formação in loco, valorização do trabalho docente, a formação de cidadãos e profissionais para atuarem no SUS e a parceria universidade-serviço-comunidade como pilar fundamental para o desenvolvimento de projetos que tenham como objetivo a reorientação da formação em saúde nos diferentes espaços e para diferentes atores. CONCLUSÕES: Os docentes acreditam que para efetiva transformação são necessárias mudanças curriculares e institucionais que envolvam questões referentes ao modo como os discentes são formados, bem como às condições de trabalho e valorização docente.
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