Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39979
A REDE DE INOVAÇÃO EM MEDICAMENTOS DA BIODIVERSIDADE/REDESFITO SOB O OLHAR DA EDUCAÇÃO POPULAR: ESTUDO DE CASO DE ARRANJOS ECOPRODUTIVOS LOCAIS NA CADEIA PRODUTIVA DE PLANTAS MEDICINAIS
Arranjos Ecoprodutivos Locais/AELs
Plantas medicinais
Itapeva-Itaberá/SP
Prado/BA
Local Ecoproductive Arrangements/AELs
Medicinal Plants
Itapeva-Itaberá/SP
Prado/BA
Alternative title
The Network of Innovation in Biodiversity Medications-RedesFito: the look of popular education: Case study of Local Ecoproductive Arrangements in the medicinal plants production chainAffilliation
Universidade Paris 8. Departamento de Ciências da Educação. Saint-Denis, França.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos. Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos. Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O desempenho das RedesFito quanto à inclusão social destaca os indicadores de Educação Popular e a análise do diálogo entre o conhecimento popular e o conhecimento acadêmico. Neste contexto, este trabalho teve por objetivo analisar as RedesFito sob o olhar da Educação Popular em Arranjos Ecoprodutivos Locais/AELs na Cadeia Produtiva de Plantas Medicinais nos AEL/Itapeva-Itaberá/SP e AEL/Prado/BA. Discutiu-se as RedesFito no olhar da emancipação e poder de agir dos agricultores locais, que participaram da pesquisa de campo, durante a aplicação da Metodologia da Pesquisa-Ação-participante, com coleta de dados através de entrevistas não diretivas aplicadas aos agricultores, pesquisadores, atores sociais, gestores e representantes de instituições, organizações sociais e empresas. Concluiu-se que a construção dialógica dos saberes, a emancipação, o poder de agir dos agricultores e a cooperação representam os três pilares para a Educação Popular na rede pesquisada. Entretanto, o desafio é a integração dos agricultores produtores de plantas medicinais, como parceiros completos das RedesFito, bem como da Fiocruz, das instituições e empresas públicas/privadas, de governos locais, entre outros. O uso da ferramenta "Observatório Socianalítico" permitiu avaliar os avanços para o conhecimento dos AELs e a criação de parcerias.
Abstract
The performance of RedesFito regarding social inclusion highlights the indicators of Popular Education and the analysis of the dialogue between popular knowledge and academic knowledge. In this context, this work aimed to analyze the RedesFito under the perspective of Popular Education in Local Ecoproductive Arrangements/AELs in the Production Chain of Medicinal Plants in AEL/Itapeva-Itaberá/SP and AEL/Prado/BA. RedesFito was discussed in terms of the emancipation and power of action of local farmers, who participated in the field research, during the application of the Action- Participant Research Methodology, with data collection through non-directive interviews applied to farmers, researchers, social actors, managers and representatives of institutions, social organizations and companies. It was concluded that the dialogic construction of knowledge, emancipation, the power of action of farmers and cooperation represent the three pillars for Popular Education in the researched network. However, the challenge is the integration of farmers producing medicinal plants as complete partners of RedesFito, as well as Fiocruz, public / private institutions and companies, local governments, among others. The use of the "Socianalitic Observatory" tool made it possible to evaluate advances in the knowledge of AELs and the creation of partnerships.
Keywords in Portuguese
RedesFitoArranjos Ecoprodutivos Locais/AELs
Plantas medicinais
Itapeva-Itaberá/SP
Prado/BA
Keywords
RedesFitoLocal Ecoproductive Arrangements/AELs
Medicinal Plants
Itapeva-Itaberá/SP
Prado/BA
Share