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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40671
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- COC - Artigos de Periódicos [1087]
Metadata
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GAMES, MUSEUS E MONUMENTOS
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal Fluminense. Departamento de História. Campos, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Departamento de História. Campos, RJ, Brasil.
Resumo
Pretende-se neste ensaio analisar algumas relações entre games, história e monumentos históricos. Entendemos que o uso de referências e discursos tipicamente vinculados a temas históricos na produção de games configura-se como uma nova forma de representação da história inserida na produção de mercadorias
culturais da Indústria Cultural, tal como conceitualizada por Adorno e Horkheimer (1985). Esta representação histórica é marcada, em alguns jogos, pela relação com uma narrativa de característica monumental e centrada na figura do herói, onde o diálogo com os chamados monumentos históricos e os discursos museográficos ocupa um lugar de destaque.
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