Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41085
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
A TUTORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE
Educação Interprofissional
Práticas Interdisciplinares
Educação em Saúde
Titulo alternativo
Mentoring in the teaching-learning process in the context of interprofessional education in healthAutor
Afiliación
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Sem afiliação.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Sem afiliação.
Resumen en portugues
O objetivo deste estudo qualitativo é analisar a configuração de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, na perspectiva dos tutores, versando sobre o processo de ensino-aprendizado no contexto da formação interdisciplinar e interprofissional. Os dados coletados em grupo focal e analisados por meio da análise de conteúdo permitiram a elaboração das seguintes categorias analíticas: Da efervescência a resiliência: a trajetória de um Programa de Residência Multiprofissional; A linha tênue da interdisciplinaridade; Os dois lados da interprofissionalidade. Na conclusão, evidencia-se que a experiência dos tutores se mostrou positiva apesar dos desafios impostos.
Resumen en ingles
The purpose of this qualitative study is to analyze the configuration of a Multidisciplinary Residency Program in Health, from the perspective of the tutors, concerning the teaching-learning process in the context of interdisciplinary and interprofessional education. The data collected from focus groups and analyzed using content analysis allowed the elaboration of the following analytical categories: From effervescence to resilience: the trajectory of a Multidisciplinary Residency Program; A thin line of interdisciplinarity; The two sides of interprofessionality. In the conclusion, it is clear that the tutors' experience was positive despite the challenges imposed.
DeCS
Internato e ResidênciaEducação Interprofissional
Práticas Interdisciplinares
Educação em Saúde
Compartir