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SOCIAL AND NATURAL SCIENCES IN NUTRITION: STUDYING THE OPINION OF UNDERGRADUATES FROM BRAZIL AND SPAIN
Ciencias sociales y ciencias naturales en el grado en nutrición: discusión de la opinión de los estudiantes en Brasil y España
Titulo alternativo
Ciências sociais e ciências naturais na formação em nutrição: discutindo a opinião de estudantes no Brasil e na EspanhaCiencias sociales y ciencias naturales en el grado en nutrición: discusión de la opinión de los estudiantes en Brasil y España
Afiliación
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Resumen en portugues
Introdução. Nosso interesse neste estudo está em considerar as diferenças nos cursos de Nutrição do Brasil e da Espanha. Ele faz parte de um estudo comparativo, com o objetivo principal de discutir o papel das ciências sociais na formação em Nutrição nestes dois países. A questão analisada considera a importância relativa dada pelos estudantes de nutrição durante toda a sua graduação.Métodos. Foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos. Foram aplicados questionários entre 820 estudantes de 17 universidades no Rio de Janeiro (Brasil) e na Catalunha (Espanha), enquanto grupos focais e entrevistas foram realizadas em ambos os países envolvendo alunos de cada ano do curso realizado. Os resultados do questionário foram analisados utilizando a escala de Likert, com as respostas divididos de acordo com as frequências relativas ponderadas.Resultados. Os estudantes brasileirosconsideraram mais importante a disciplina dequímica ao longo de sua formação (p <0,05), enquanto os estudantes de espanhol, enfatizaram a importância das disciplinas sociais, como sociologia e psicologia (p <0,05) em oposição à química e a estatística.Conclusão. Estes resultados fornecem um aparente paradoxo, pois diante das maiores desigualdades socioeconômicas existentes no contexto brasileiro, as questões sociais poderiamter maiorpertinênciaparao exercício profissional das futuras nutricionistas. Os resultados deste estudo abrem possibilidades para uma maior contextualização nas abordagens dadas às ciências naturais, incluindo o necessário diálogo com questões relacionadas à sociedade e à cultura, bem como a possibilidade de ampliar o foco do ensino sobre o corpo humano ao articular aspectos sociais, econômicos e políticos.
Resumen en ingles
Introduction. Our interest in this study is to consider differences in the nutrition degrees of Brazil and Spain. It forms part of a comparative study, with the principal objective of discussing the role of social sciences throughout the nutrition courses of these two countries. The question analyzed considers the perceived relative importance given to different subjects by nutritionists throughout their degree. Methods. This was mixed methods, cross-sectional study. Questionnaires were completed by 820 students from 17 universities in Rio de Janeiro (Brazil) and Catalonia (Spain) while in both countries focus groups and interviews were performed with students from representing each year of the course. The questionnaire results were analyzed quantitatively using the Likert scale, with the responses divided according to weighted relative frequencies. Results.The Brazilian students a greater perceived importance of chemistry throughout their degree (p<0.05) while the Spanish students, emphasized the importance of social studies such as sociology and psychology (p<0.05) over the scientific topics of chemistry and statistics. Conclusion.These results provide an apparent paradox given the greater socio-economic inequalities in the Brazilian context, where social studies could be helpful to confront food and nutritional issues. The results of this study open possibilities for greater contextualization in approaches to the Natural Sciences, including dialogue with social andcultural issues, and the possibility of broadening the focus of teaching on the human body to articulate social, economic and politic aspects.
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Introducción. Nuestro interés en este estudio es examinar las diferencias en los cursos de nutrición en Brasil y España. Es parte de un estudio comparativo con el principal objetivo de discutir el papel de las ciencias sociales en la formación en Nutrición en estos dos países. La cuestión es considerada por la importancia dada por los estudiantes en los años de formación.Métodos. Se utilizaron métodos cuantitativos y cualitativos. Los cuestionarios se administraron entre 820 estudiantes de 17 universidades en Río de Janeiro(Brasil) y Cataluña (España), mientras que los grupos focales y las entrevistas se llevaron a cabo en ambos países e involucran a los estudiantes en cada año del curso realizado. Los resultados del cuestionario se analizaron usando la escala de Likert, con las respuestas ponderadas de acuerdo con las frecuencias relativas.Resultados. estudiantes brasileños dan más importancia a la química a través de su entrenamiento (p <0,05), mientras que los estudiantes españoles, hizo hincapié en la importancia de lasdisciplinas sociales como la sociología y la psicología (p <0,05) en comparación con química y estadística.Conclusión. Estos resultados proporcionan una aparente paradoja, porque en las mayores desigualdades socioeconómicas existentes en el contexto brasileño, asuntos sociales podrían ser más útiles para la práctica profesional de los
Rev. De Alim. Cult. Américas, Brasil –Brasília/DF. 1(1):28-45,jan./mar, 201930futuros especialistas en nutrición. Los resultados de este estudio abren posibilidades para una mayor contextualización en los enfoques dados a las ciencias naturales, incluyendo el necesario diálogo sobre temas relacionados con la sociedad y la cultura, así como la posibilidad de ampliar el enfoque de la enseñanza en el cuerpo humano para articular cuestiones sociales, económicas y políticas.
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