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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41589
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Capítulo de livroDireito Autoral
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CONTEXTOS HISTÓRICOS E SOCIOPOLÍTICOS DOS MANGÁS E ANIMÊS E SUA POTENCIALIDADE NO ENSINO
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Insituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Insituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Insituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este estudo pretende discutir contextos históricos e sociopolíticos da construção e divulgação dos Mangás e Animês japoneses, com base na seguinte questão norteadora: como a linguagem das emoções utilizadas pelos Mangás e Animês podem comunicar e sensibilizar o leitor sobre os impactos do desenvolvimento científico e tecnológico, no ambiente, no período pós-Segunda Guerra Mundial? Para ilustrar como esta discussão pode ser representada por algumas animações japonesas, analisamos o filme "Nausicaä do Vale do Vento" [風の谷のナウシカ, ''Kaze no Tani no Naushika''] produzido por Hayao Miyazaki em 1984. Sustenta-se a relevância desta discussão em sala de aula para os estudantes no Ensino Médio, tendo como referências algumas orientações da Base Nacional Comum Curricular, possibilitando perceberem as linguagens verbais e não-verbais presentes no Animê e Mangá como uma construção. E, desta forma, poderem compreender estas produções como expressão de determinados enunciados e ideologias sobre determinado fenômeno da sociedade.
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