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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42644
É AULA OU PASSEIO? CONTRIBUIÇÃO DO TURISMO PEDAGÓGICO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
Silva, Thamiris Marques da | Date Issued:
2019
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A saúde é amplamente reconhecida como o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Entretanto, a distribuição da saúde e doença não se dão aleatoriamente, mas a partir das condições de vida e trabalho de cada indivíduo dentro de uma sociedade. O presente estudo tem como objetivo investigar se o turismo pedagógico pode ser uma estratégia para a promoção da saúde. Para isto, apresenta quatro roteiros pedagogicamente elaborados e desenvolvidos por professores de diversas disciplinas com turmas do primeiro e segundo segmento do ensino fundamental. A proposta é analisar se esta ação educativa e cultural possibilita explorar o conceito de saúde através da transdisciplinaridade durante as saídas de campo. A prática educativa é baseada em conhecer ambientes e espaços que oportunizam o reconhecimento e compreensão de conceitos abstratos e que podem colaborar para uma leitura de mundo mais ampla. Desta forma, o foco é considerar se a ação do turismo pedagógico, vertente inserida no âmbito da educação não formal, contribui para a promoção da saúde.
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