Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42818
PLANETA PERDIDO: UM DOCUGAME PARA A DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA
Silva, Felipe Carrelli Sá | Data do documento:
2019
Título alternativo
Lost Planeta: a docugame for astronomy outreachAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Casa da Ciência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O presente trabalho propõe estudar como o documentário, apresentado num formato interativo, pode ser utilizado para a divulgação de assuntos científicos, em especial de astronomia. Para isso realizamos o protótipo de um docugame, híbrido entre documentário multimídia e jogo interativo, em que, com a ajuda de três personagens, o usuário faz uma viagem lúdica pelo Sistema Solar em busca do Planeta Perdido, aprendendo sobre conceitos de astronomia ao longo do caminho. O jogo foi testado e está disponível em http://www.mast.br/docugames-planeta-perdido/planetaperdido/ index.html#ABERTURA . Para analisar as potencialidades do documentário interativo na divulgação científica, o autor do presente trabalho pretende se debruçar no modelo de engajamento público proposto por Brossard e Lewenstein (2010) a fim de traçar um paralelo com o modo de interatividade participativo sugerido por Gaudenzi (2013).
Resumo em Inglês
The present work proposes to study how documentary, presented in an interactive format, can be used for subjects of science communication, especially astronomy. In order to do this, we created a prototype of a docugame, a hybrid between multimedia documentary and interactive game, in which, with help of three characters, the user makes a journey through the Solar System in the search of the Lost Planet, learning about astronomy concepts throughout the way. The game has been tested and is available at http://www.mast.br/docugames-planetaperdido/ planeta-perdido/index.html#ABERTURA. In order to analyze the potential of interactive documentary in scientific dissemination, the author of this paper intends to look at the model of public engagement proposed by Brossard and Lewenstein (2010) in order to draw a parallel with the participatory mode of interactivity suggested by Gaudenzi (2013).
Compartilhar