Advisor | Bevilaqua, Diego Vaz | |
Author | Figueira, Ana Cristina Peixoto | |
Access date | 2021-02-19T19:53:36Z | |
Available date | 2021-02-19T19:53:36Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | FIGUEIRA, Ana Cristina Peixoto. Podcasts de divulgação científica: levantamento exploratório dos formatos de programas brasileiros. 2020. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) – Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2020. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46114 | |
Description | Curso de especialização oferecido em parceria com as instituições: Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. | |
Abstract in Portuguese | A presente pesquisa tem por objetivo estudar os formatos de podcasts brasileiros de divulgação científica e, a partir de um levantamento exploratório, identificar quais estilos são mais predominantes nessa produção de conteúdo. Para tanto, foi definido o universo a ser pesquisado, que incluiu programas que continham na descrição palavras-chave como divulgação científica, cientista, ciência, descoberta científica e pesquisa científica ou a tag ciência. O podcast é uma ferramenta que ficou mais conhecida em 2004 e se popularizou a partir de 2010. Por ser de fácil acesso, se tornou uma mídia bastante procurada por pessoas distintas. Segundo a PodPesquisa de 2018, na qual esse trabalho se baseou para alguns dados, dos 22.993 respondentes, 22.691 eram ouvintes de podcast. Diante do engajamento de ouvintes da mídia podcast no Brasil, torna-se relevante entender qual formato é mais recorrente para divulgar a ciência. A abordagem do estudo foi quantitativa e qualitativa, na medida em que se preocupou em identificar e listar os formatos de podcasts de divulgação científica, além de observar variáveis sobre o comportamento do ouvinte e do produtor e a relação entre eles no meio digital. A pesquisa se caracteriza como um levantamento exploratório, que procurou sistematizar o objeto estudado para seu posterior aprofundamento em outro trabalho acadêmico. Foram identificados 69 podcasts no levantamento da pesquisa, dos quais 37 foram selecionados para a coleta de dados, para atender ao prazo disponível para esse trabalho. Os critérios para a seleção foram popularidade, regularidade na publicação e longevidade. No total, foram ouvidos 109 episódios, três de cada podcast. O resultado da pesquisa apontou que, dos formatos de podcast encontrados, o bate papo ou mesacast sobressai, seguido da entrevista, e a maior parte das produções são realizadas por universidades. O que se conclui que o meio acadêmico está inclinado a se aproximar mais do público não especializado e, ainda, que a opção pelo formato polifônico é entendida como a maneira mais fácil para atrair públicos diversos. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Divulgação Científica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Popularização da Ciência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ciência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Podcast | pt_BR |
Subject in Portuguese | Comunicação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formato de Programa | pt_BR |
Title | Podcasts de divulgação científica: levantamento exploratório dos formatos de programas brasileiros | pt_BR |
Alternative title | Science communication podcasts: exploratory survey of Brazilian program formats | pt_BR |
Type | TCC | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Casa de Oswaldo Cruz | pt_BR |
Abstract | This research aims to study the formats of Brazilian podcasts for science communication and identify which styles are most prevalent in this content production. It was included programs that contained keywords such as science communication, popularization of science, scientist, science, scientific discovery and scientific research or science’s tag. The media podcast became known in 2004 and became popular in 2010. It has become a popular media for different people because it is easy to access. According to PodPesquisa 2018 that included 22.993 respondents most of them (22.691) were podcast listeners. Based on engagement of podcast listeners in Brazil it becomes relevant to understand which format is most recurrent to communicate science. The study approach was quantitative and qualitative as it was concerned with identifying and listing the podcast formats of science communication in addition to observing variables on the behavior of the listener and the producer, besides the relationship between them in the digital environment. The research is characterized as an exploratory survey which the study’s object can be deepened in another academic work. It was identified 69 podcast of which 37 were selected to be listened. The short period to finish the research stage demanded selection criteria such as popularity, publication’s regularity, and longevity. In total, 109 episodes were listened, three from each podcast. The result of the research showed that mesacast is the most popular podcast’s format followed by interview. Universities are the main producers of this media content. This may indicate that the academic community is interested in getting closer to the unskilled audience and the option for the polyphonic format is the easiest way to attract a diversity of audiences. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Science Communication | pt_BR |
Subject | Popularization of Science | pt_BR |
Subject | Science | pt_BR |
Subject | Podcast | pt_BR |
Subject | Communication | pt_BR |
Subject | Program Formats | pt_BR |
Member of the board | Lobo, Leandro Araujo | |
Member of the board | Oliveira, Wagner Barbosa de | |
DeCS | Comunicação e Divulgação Científica | pt_BR |
DeCS | Educação da População | pt_BR |
DeCS | Ciência | pt_BR |
DeCS | Webcasts como Assunto | pt_BR |
DeCS | Comunicação | pt_BR |
DeCS | Programa | pt_BR |