Advisor | Deslandes, Suely Ferreira | pt_BR |
Author | Sabino, Vanessa | pt_BR |
Access date | 2021-05-24T14:24:15Z | |
Available date | 2021-05-24T14:24:15Z | |
Document date | 2020 | pt_BR |
Citation | SABINO, Vanessa. #DaUTINeoParaAVida: interação entre profissionais de saúde e mães de bebês da UTI neonatal mediada pelas redes sociais digitais. 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva)-Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47322 | |
Abstract in Portuguese | Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e voltada para um problema específico, visto que busca compreender o fenômeno da interação, através das redes sociais digitais, mapeando os tipos de relações ali estabelecidas entre os sujeitos da pesquisa que são: os profissionais de saúde e os responsáveis por bebês que estão ou estiveram hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). O principal cenário dessa pesquisa foi o ambiente digital, mais especificamente uma rede social na internet, a plataforma WhatsApp®. Consideramos, todavia, a sinergia dessas relações com os contextos presenciais relatadas por profissionais de saúde e os responsáveis por bebês. Foram analisadas 431 interações digitais (entre mensagens de texto, áudios, vídeos, imagens e gif) de um grupo de WhatsApp® chamado Projeto Canguru IFF existente há mais de 4 anos e que é composto pelos sujeitos dessa pesquisa. Também foram realizadas 12 entrevistas semiestruturadas com algumas componentes do grupo, sendo em igual número de mães e profissionais. Como procedimento analítico para organização e categorização dos dados foi utilizada a perspectiva teórico-metodológica da análise do discurso crítica (ADC) pautada nos estudos de Norman Fairclough (2002), e estabelecemos essa análise guiando-se pela categoria da representação do eu da teoria de Goffman. Como resultados surgiram três eixos temáticos. No primeiro apresentamos o ambiente hospitalar da unidade neonatal como o espaço inaugural de interação entre os pais e responsáveis pelos bebês prematuros e os profissionais de saúde; e foram trabalhados os temas: unidade neonatal como um ambiente interacional, vínculo e empatia. No segundo eixo, o foco foi apresentar o uso que profissionais de saúde e mães de bebês internados na unidade neonatal fazem das principais plataformas de redes sociais digitais como ferramentas de interação No terceiro eixo realizamos a análise das motivações, finalidades, os conflitos, limitações e os jogos de poder que foram apresentadas pelas mães e pelas profissionais de saúde a respeito da interação no grupo de WhatsApp®. Conclusão: A presente pesquisa corrobora para o uso do WhatsApp como espaços de grande potência para a troca de conhecimento e aprendizado, bem como aponta para a possível utilização desse aplicativo como instrumento pedagógico na educação em saúde para a comunidade usuária dos serviços de saúde, além de permitir a promoção de apoio e de vínculos. Ressaltamos que faz-se necessário mais estudos que visem compreender o uso das demais plataformas, e também do próprio WhatsApp® em diferentes contextos da atenção à saúde. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Interação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Redes sociais digitais | pt_BR |
Subject in Portuguese | WhatsApp | pt_BR |
Subject in Portuguese | UTI Neonatal | pt_BR |
Subject in Portuguese | Profissionais de saúde | pt_BR |
Title | #DaUTINeoParaAVida: interação entre profissionais de saúde e mães de bebês da UTI neonatal mediada pelas redes sociais digitais | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2020 | pt_BR |
Departament | Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher | pt_BR |
Abstract | It is about a qualitative and an exploratory research focused on a specific problem, since it seeks to understand the phenomenon of interaction, through digital social networks, mapping the types of relationships once established among the investigation subjects who are: health professionals and those responsible for babies who are or have been hospitalized in the Neonatal Intensive Care Unit (NICU). The main scenario of this research was the digital environment, specifically a social network on the internet, the WhatsApp® platform. However, we consider the synergy of these relationships with the contexts reported by health professionals in person and those responsible for babies. 431 digital interactions (including text messages, audios, videos, images and gifs) from a WhatsApp® group called Projeto Canguru IFF that was created over 4 years ago and which is composed by the subjects of this research were analyzed. There were also 12 semi-structured interviews conducted with some members of the group, with an equal number of mothers and professionals. As an analytical procedure for organizing and categorizing data, it was used the theoretical-methodological perspective of critical discourse analysis (CDA) based on studies by Norman Fairclough (2002), and we established this analysis guided by the category of self-representation of Goffman's theory. As a result, three thematic axes emerged. In the first, we present the hospital environment of the neonatal unit as the inaugural space for interaction between parents and guardians of premature babies and health professionals; and the themes were worked on: neonatal unit as an interactional environment, bonding and empathy. In the second axis, the focus was to present the use that health professionals and mothers of babies hospitalized in the neonatal unit make of the main platforms of digital social networks as interaction tools In the third axis, we performed the analysis of the motivations, purposes, conflicts, limitations and power games that were presented by mothers and health professionals regarding the interaction in the WhatsApp® group. Conclusion: This research corroborates to the use of WhatsApp® as great powerful space to exchange knowledge and learning, pointing to possible use of this application as a pedagogical tool in health education for the health service community users, besides allowing the promotion of support and links. We emphasize that more studies are needed to understand the use of other platforms, and also WhatsApp® itself in different contexts of health care. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
DeCS | Redes sociais online | pt_BR |
DeCS | Unidades de terapia intensiva neonatal | pt_BR |
DeCS | Pessoal de saúde | pt_BR |
DeCS | Atenção à saúde | pt_BR |
DeCS | Mídias sociais | pt_BR |
DeCS | Mães | pt_BR |