Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47652
CONSTRUINDO SABERES E TECENDO FIOS ENTRE O NÚCLEO E O CAMPO: A TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Souza, Rafaela Oliveira de | Date Issued:
2020
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Estatal Saúde da Família. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente memorial assume como temática abordada a experiência no processo de formação no ensino-serviço do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da FESF/FIOCRUZ no município de Camaçari-BA. Trazendo etapas, momentos e espaços nos quais pude compartilhar dos saberes tanto de núcleo, como professora de educação física, e na construção no modo de ser profissional integrante do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e Atenção Básica, como dos saberes de campo. Durante esses dois anos, divido a minha abordagem memorialística percorrendo pelas indagações: Quem?, buscando reconhecer as possibilidades como professora de educação física e como profissional NASF nesse espaço. No Como?, quando externalizo esses aprendizados e faço essa interação em outros pontos da Rede de Atenção à Saúde, espaço de gestão, bem como no cenário de escolha do estágio eletivo. E finalizo com o Quando, trazendo os momentos em que tudo faz sentido na minha prática, quando percebo que o processo de formação incorporou-me a entender o que SUS, o que é Atenção Básica, o que é ser NASF, o que é militar por esse sistema e por políticas e diretrizes que defendem essa abordagem mais ampla do que concebemos como saúde.
Share