Advisor | Czeresnia, Dina | pt_BR |
Author | Torres, Carlos Henrique Duarte Alves | |
Access date | 2012-09-06T01:11:23Z | |
Available date | 2012-09-06T01:11:23Z | |
Document date | 2002 | pt_BR |
Citation | TORRES, Carlos Henrique Duarte Alves. Ensino de epidemiologia na escola médica: institucionalização da epidemiologia como disciplina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2002. 91 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2002. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4809 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho teve o objetivo de estudar o ensino de epidemiologia nos cursos de graduação em Medicina. O que motivou a sua realização foi a constatação de que a disciplina é básica para a formação médica, mas é pouco valorizada. Foi realizada uma revisão da literatura para analisar a constituição da epidemiologia como disciplina científica e as suas relações com a medicina e com o ensino médico. Foi estudada a introdução da disciplina, bem como seu desenvolvimento, na Faculdade de Medicina da UFRJ no período compreendido entre a reforma universitária de 68 e a publicação das diretrizes curriculares para os cursos de medicina em 2001. A documentação examinada se constituiu de Regimentos Internos da Faculdade de Medicina; dos Catálogos do Curso de Graduação em Medicina e dos programas das disciplinas de Epidemiologia, Medicina Preventiva, Mecanismos Básicos de Saúde e Doença e de Atenção Integral à Saúde. Foram efetuadas entrevistas com professores da Faculdade de Medicina da UFRJ para detectar as transformações ocorridas que não aparecem nos documentos oficiais. A revisão da literatura revelou que a aplicação da epidemiologia cresceu na gestão dos serviços de saúde, na medicina e na pesquisa médica. Nas escolas médicas, a partir do final da década de 80, o seu ensino começa a ser mais valorizado. Houve um crescimento da área de saúde coletiva em termos de carga horária e do número de docentes. Entre as disciplinas da área de Saúde Coletiva, a Epidemiologia e a Estatística apresentaram o maior crescimento. Atualmente, são responsáveis por mais da metade da carga horária e pela metade dos docentes existentes no ensino de Saúde Coletiva. Além do crescimento, houve expansão de seus conteúdos para outras disciplinas. Foram identificadas três fases: a primeira, nos anos 70, marcada pela hegemonia da medicina tropical e do movimento preventivista; a segunda, nos anos 80 sob a influência da Reforma Sanitária Brasileira; e a terceira, nos anos 90, caracterizada por uma valorização das suas aplicações às pesquisas clínicas. Ocorreu um processo de substituição de conteúdos que privilegiou os aspectos voltados para a pesquisa clínico epidemiológica em relação aos conteúdos de Saúde Coletiva. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Epidemiologia | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino | pt_BR |
Subject in Portuguese | Medicina | pt_BR |
Subject in Portuguese | História | pt_BR |
Title | Ensino de epidemiologia na escola médica: institucionalização da epidemiologia como disciplina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Alternative title | Epidemiology teaching in the school medicates: institutionalization of the epidemiology with discipline school medical in UFRJ | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | |
Abstract | The aim of this study is to examine the teaching of epidemiology in
medical degree courses. What motivated us to carry out this study was the realization that the subject is fundamental for qualification as a doctor but is undervalued. A review of the literature was carried out to analyse how epidemiology was constituted as a scientific discipline and its relationship with medicine and the teaching of medicine. We studied the introduction and development of the subject in the Faculty of Medicine in the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) during the period which goes from the University Reform of ’68 to the publication of the curricular rules for medical courses in 2001. The following documents were examined: the internal rules of the Faculty of Medicine, the catalogues of the medical degree course, and the programmes of the subjects Epidemiology, Preventive Medicine, Basic Mechanisms of Health and Illness, and Total Health Care. Interviews were carried out with lecturers from the Faculty of Medicine of the UFRJ to detect any changes that took place which do not appear in the official documents. The review of the literature showed that the application of epidemiology has grown in the administration of health
services, in medicine and in medical research. In medical schools, from the end of the 80s onwards, its teaching started to become more highly valued. There has been an increase in the area of Public Health in terms of the number of hours teaching and the number of teaching staff. Among the subjects in the area of Public Health, Epidemiology and Statistics are the ones that have had the greatest growth. At present they are responsible for more than half the number of hours teaching and more than half the staff teaching Public Health. Apart from this growth, there has
been an expansion of their content to other subjects. Three phases were identified: the first, in the 70s, marked by the hegemony of tropical medicine and the movement for prevention; the second in the 80s under the influence of the Brazilian Sanitary Reform; and the third in the 90s, characterized by the importance given to its application in medical research. There has been a process of substitution of content which has given preference to the aspects related to epidemiological medical research in relation to the Public Health content. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Epidemiology | pt_BR |
Subject | Teaching | pt_BR |
Subject | Medicine | pt_BR |
Subject | History | pt_BR |
DeCS | Epidemiologia/educação | pt_BR |
DeCS | Educação Médica/história | pt_BR |