Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/492
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
POLIFONIA, CONCORRÊNCIA DISCURSIVA E PRODUÇÃO DOS SENTIDOS: O MÉTODO DO MAPA DO MERCADO SIMBÓLICO
desenvolvimento metodológico
produção social dos sentidos
Araújo, Inesita Soares de | Fecha del documento:
2006
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O trabalho apresenta um método de pesquisa, de ensino e de planejamento da comunicação que procura dar concretude
visual e metodológica à perspectiva teórica da produção social dos sentidos, mais especificamente ao conceito de
mercado simbólico. Consiste no mapeamento das fontes e fluxos de comunicação sobre um determinado tema, para um
segmento específico da população, dentro de determinados parâmetros geográficos ou institucionais. Os principais
conceitos teóricos trabalhados são polifonia, comunidade discursiva, concorrência discursiva e mercado simbólico. São apresentados alguns exemplos de mapas, produzidos no âmbito do ensino e aprofundados dois casos de aplicação do método, um em situação de pesquisa e outro num contexto de avaliação e planejamento da intervenção.
Palabras clave en portugues
Mercado simbólicodesenvolvimento metodológico
produção social dos sentidos
Compartir