Advisor | Heymann, Luciana Quillet | |
Author | Lins, Adriana Coimbra Buin | |
Access date | 2021-12-10T16:20:23Z | |
Available date | 2021-12-10T16:20:23Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | LINS, Adriana Coimbra Buin. Reflexões sobre um acervo documental (1926-1954) custodiado pela ENSP: uma documentação “fora de lugar”?. 2021. 132f. Dissertação (Mestrado em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50293 | |
Abstract in Portuguese | Com foco em discussões sobre arquivos resultantes de atividades educacionais, a pesquisa buscou delinear a história arquivística de documentos produzidos em função de cursos datados de 1926 a 1954, preservados na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Trata-se de um conjunto de documentos gerados majoritariamente antes da criação da Escola – instituída pela Lei n. 2.312, de 1954 –, registrando, portanto, atividades de instituições que a antecederam no âmbito do ensino em saúde pública. A partir de um levantamento quantitativo e qualitativo do conjunto documental, foram mapeados os contextos históricos e institucionais em que circularam tais documentos. Buscamos levantar hipóteses para a entrada da documentação na ENSP e discutir, em articulação com teorias e conceitos do campo arquivístico, o seu pertencimento à Escola. Essa documentação aparentemente “fora de lugar” foi investigada com o objetivo de ampliar o potencial dos arquivos da ENSP como fontes para a produção e a socialização de conhecimentos acerca da história da instituição e do ensino em saúde. O estudo deste caso oferece subsídios para a problematização da gestão e do processamento técnico de documentos produzidos em função de atividades ligadas ao ensino, ressaltando o valor dos “arquivos escolares” para além de seu atributo probatório, ou seja, também como fontes para pesquisas sobre a trajetória de profissionais e sobre a história da educação e das instituições. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | História | pt_BR |
Subject in Portuguese | Documento Escolar | pt_BR |
Subject in Portuguese | Arquivo Escolar | pt_BR |
Subject in Portuguese | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino em Saúde | pt_BR |
Title | Reflexões sobre um acervo documental (1926-1954) custodiado pela ENSP: uma documentação “fora de lugar”? | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2021 | |
Departament | Casa de Oswaldo Cruz | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Degree level | Mestrado Profissional | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde | pt_BR |
Abstract | Focusing on discussions of documents that resulted from educational activities, the research sought to delineate the archival history of documents produced as a function of courses dating from 1926 to 1954, preserved at the Sergio Arouca National School of Public Health (ENSP). This is a set of documents generated majorly before the creation of the School - established by law No. 2,312 of 1954 - recording, therefore, activities of institutions that preceded it in the scope of public health education. From a quantitative and qualitative survey of the documentary set, the historical and institutional contexts in which such documents circulated were mapped. It was sought to raise hypotheses for the entry of documentation at ENSP and discuss, in conjunction with theories and concepts of the archival field, its belonging to the School. This documentation that is apparently "out of place" was investigated with the objective of expanding the potential of ENSP documents as sources for the production and socialization of knowledge about the history of the institution and health education. The study of this case offers subsidies for the problematization of the management and technical processing of files produced due to activities related to teaching, emphasizing the value of "school archives" beyond their evidential attribute, that is, also as sources for research on the trajectory of professionals and on the history of education and institutions. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | History | pt_BR |
Subject | School Document | pt_BR |
Subject | School Archive | pt_BR |
Subject | Sergio Arouca National School of Public Health (ENSP) | pt_BR |
Subject | Health Education | pt_BR |
DeCS | Arquivos | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | História do Século XX | pt_BR |