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A MIGRAÇÃO EM UM NOVO CONTEXTO SÓCIO CULTURAL: O PROVISÓRIO PERMANENTE
Vianna, Eliane Chaves | Data do documento:
1999
Título alternativo
The migration in a new partner-cultural contextAutor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O presente estudo aborda o fenômeno da migração interna, ocorrida em
direção a região Norte do Brasil, como um exemplo do novo fluxo migratório
detectado no Censo de 1991, ou seja, a procura de cidades menores e \ ou periféricas
(Bremeker, 1997).
Enfocamos a mudança como processo obrigatório na vida do migrante,
entendida e percebida como algo não restrito à transferência geográfica apenas, mas à
modificação de hábitos, costumes, pressupostos e cultura, e suas consequências para
o seu adoecimento ou sofrimento, sendo necessária a elaboração de novos
mecanismos para suportarem tantas transformações e faltas. Utiliza-se para retratar as
dificuldades do novo contexto do migrante, a Metáfora Provisório-Permanente,
construída a partir da literatura especializada (Ferreira, 1996; Menezes, 1976; Piore,
1979; Rebello, 1997; Sales, 1991), que ressalta as intenções de retorno do migrante à
sua origem, expressas desde sua partida, bem como do próprio contexto da cidade
escolhida para esta investigação, Boa Vista- RR. Para tanto parte-se da experiência
da autora na área da saúde mental, visando justificar e explicar os interesses pelo
tema da migração e as peculiaridades da cidade a ser investigada.
Como sujeito da pesquisa foi eleito o profissional de saúde de nível
superior, residente na cidade de Boa Vista, oriundo das regiões Sul e Sudeste do
Brasil, e como local de investigação o Hospital Geral de Roraima (HGR). O
tratamento do material coletado foi baseado na análise indiciária de fontes orais
proposta por Ginzburg (1991), visto se tratar de uma pesquisa qualitativa.
Como conclusões observou-se: a “nordestificação” da migração como
fator preponderante para a sua representação e a entrega total ao trabalho, como
mecanismo usado para amenizar o sofrimento e as faltas advindas da mudança de
contexto sociocultural. No entanto, tais reelaborações se dariam a partir do
background cultural do sujeito. Assim, confirmou-se o pressuposto de que a cultura,
interferiria na forma de representar e explicar a vivência migrante.
Resumo em Inglês
This thesis will focus on the internal migration phenomenon. That
particular migration occurred in the Brazilian north region, as detected by the 1991
census, and targeted small or suburban cities (Bremeker, 1997).
We will cover the change as an obligatory process in the migrant ‘s life
that is understood and noticed not only on its geographical aspect but also as a
changing of habits, assumptions, culture and way of life. The consequences of this
process on his illness and suffering will also be addressed and, at the same scope, the
new mechanism created to ease the impact of such huge transformations and loses.
Now we will introduce, to better evaluate this situation, the concept of
"Provisory-Permanent". It is build upon Migration specialized literature (Ferreira,
1996; Menezes, 1976; Piore, 1979; Rebello, 1997; Sales, 1991), that stresses his
initial intention to return to his origin as well as the context of the chosen city for this
research, Boa Vista – RR. To do that, we will use our experience in the Mental
Health Area to explain our interest in the migration topic and this particular city.
We decided to choose as the main subject the migrant health professional
that come to Boa Vista from Brazil’s south and southeast regions and, as the research
location, the Hospital Geral de Roraima (HGR).The collected material was then
processed using the oral source for the analysis suggested by Ginzburg (1991)
because it is a qualitative research.
To conclude, we could notice a strong assimilation of Brazil’s northeast
region way of life as a form of denial of the migrant’s actual situation. That denial
could be even more strengthen through a workaholic posture to lessen the missing of
his former social status. So we were able to confirm that culture and social context
would interfere in the migrant’s life.
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