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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52281
PERFIL SOCIOECONÔMICO E EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO À CARREIRA PROFISSIONAL: O CASO DOS INGRESSANTES DO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO DISTRITO FEDERAL
Universidade
Educação superior
Formação de recursos humanos
Estudante
Universities
Education, higher
Staff development
Students
Estudantes de Medicina
Faculdades de Medicina
Análise Socioeconômica
Orientador
Coorientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz. Brasília, DF, Brasil.
Resumo
A Educação Médica é uma área de conhecimento interdisciplinar, orientada pelos conceitos e métodos dos campos da Educação e da Saúde. Esses conceitos e métodos não são estáticos e fazem com que a formação médica esteja também em permanente mudança. Este estudo teve por objetivo analisar o perfil do atual estudante de Medicina de uma universidade privada do DF, suas motivações e expectativas quanto à carreira profissional. A pesquisa contou com a participação de 57 estudantes que responderam a um instrumento de pesquisa para a coleta de dados socioeconômicos, das motivações e expectativas em relação à profissão. Os resultados apontaram um perfil socioeconômico com predomínio de estudantes brancos, solteiros, sem filhos, que cursaram o ensino médio em escolas privadas. Percentual significativo desses estudantes (98%) pretende seguir a carreira médica, que escolheram por acreditarem que têm vocação (35%) ou afinidade (49%) pela área de saúde. Quanto às perspectivas, considerando as opções mais escolhidas, é possível afirmar que a maioria espera ter reconhecimento profissional (39%) e ser dono do seu próprio negócio ou consultório (23%). O estudo sugere que há um alinhamento com as diretrizes curriculares nacionais, no que diz respeito aos princípios, valores e objetivos de autorrealização profissional escolhidos pelos estudantes.
Resumo em Inglês
Medical Education is an area of interdisciplinary knowledge, guided by the concepts and methods of Education and Health areas. These concepts and methods are not static and make medical education also in a permanent change. This study aimed to analyze the profile of the current medical student from a private university in Distrito Federal, his motivations and professional career expectations. The survey was attended by 57 students who answered to research instrument for the collection of socioeconomic data, motivations and expectations regarding the profession. The results showed a student socioeconomic profile predominantly caucasian, single, childless, who completed high school in private schools. Significant percentage of these students (98%) intend to following their medical career, which has been chosen because they believed in a personal vocation (35%) or affinity (49%) for the health area. Regarding the expectations, most of the students looks for professional recognition (39%) and owning their own business or office (23%). The study suggests that there is an alignment with national (Brazil) curriculum guidelines for principles, values and objectives of professional self-fulfillment chosen by students.
Palavras-chave
Sistema Único de SaúdeUniversidade
Educação superior
Formação de recursos humanos
Estudante
Palavras-chave em inglês
Unified Health SystemUniversities
Education, higher
Staff development
Students
DeCS
Educação de Graduação em MedicinaEstudantes de Medicina
Faculdades de Medicina
Análise Socioeconômica
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