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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52325
EPISIOTOMIA: COMO CONSCIENTIZAR E EMPODERAR MULHERES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE POR MEIO DE UM VÍDEO
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Fiocruz de Governo. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente projeto aplicativo sobre a episiotomia consiste no Trabalho de Conclusão de
Curso da Especialização em Saúde Coletiva da Escola Fiocruz de Governo de Brasília.
A partir de dados empíricos, de revisão bibliográfica e documental e da utilização de
narrativas de mulheres que realizaram a episiotomia, propõe-se um projeto aplicativo
inovador por meio de um vídeo. Introdução: o inquérito nacional sobre parto e
nascimento, “Nascer no Brasil”, verificou que entre as mulheres que realizaram partos
vaginais, apenas 5,0% pariram sem intervenções, sendo a episiotomia realizada em mais
de 50% dos partos. A episiotomia consiste em um corte cirúrgico entre a vagina e o
períneo, que tem consequências a curto e longo prazo, como dor perineal, sangramentos,
infecções e dificuldade no cuidado com a criança. Esta intervenção geralmente é
realizada de modo autoritário, sem consentimento e esclarecimento e pode se constituir
em uma violação do direito humano de estar livre de tratamentos humilhantes e
degradantes. Os objetivos do projeto visam conscientizar as mulheres e os profissionais
de saúde sobre as consequências da episiotomia; desnaturalizar a prática da episiotomia
entre as mulheres e os profissionais de saúde; e empoderar as mulheres para que elas
possam ter autonomia sobre seu próprio corpo durante o parto. Foi desenhado para
desenvolver um material áudio-visual por meio de gravação e divulgação nas redes
sociais de um vídeo sobre a episiotomia a partir da reflexão da vivência de 13 mulheres
entrevistadas na pesquisa empírica. O projeto de aplicação apresenta alta aceitabilidade,
sendo exequível, sustentável e efetivo, com custo previsto de aproximadamente vinte e
cinco mil reais. Foi previsto para ser realizado em trinta meses, incluindo a elaboração
de roteiro final, a produção do vídeo, sua divulgação, monitoramento e avaliação e a
aplicação dos resultados.
Abstract
The present application project on the episiotomy consists in the Work of Conclusion of
Specialization Course in Collective Health of the Fiocruz School of Government of
Brasília. Based on empirical data, bibliographical and documentary review, and the use
of narratives from women who underwent episiotomy, an innovative application project
is proposed through a video. Introduction: The national survey on childbirth and birth,
"Born in Brazil", found that among women who performed vaginal deliveries, only
5.0% came without intervention, and episiotomy was performed in more than 50% of
deliveries. Episiotomy consists of a surgical cut between the vagina and the perineum,
which has short- and long-term consequences, such as perineal pain, bleeding, infection,
and difficulty in caring for the child. This intervention is usually carried out in an
authoritarian manner, without consent and clarification, and may constitute a violation
of the human right to be free from humiliating and degrading treatment. The objectives
of the project are to educate women and health professionals about the consequences of
episiotomy; to denature the practice of episiotomy among women and health
professionals; and empower women so they can have autonomy over their own body
during childbirth. It was designed to develop audio-visual material through recording
and dissemination in social networks of a video about the episiotomy from the reflection
of the experience of 13 women interviewed in the empirical research. The application
project presents high acceptability, being feasible, sustainable and effective, with
estimated cost of approximately twenty five thousand reais. It was planned to be carried
out in thirty months, including the final screenplay, the production of the video, its
dissemination, monitoring and evaluation and the application of the results.
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