Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5254
TRABALHO EM CONVÉS DE NAVIOS QUÍMICOS: UM ESTUDO SOBRE OS RISCOS À SAÚDE
Riscos à Saúde em Marítimos
Limpeza de Tanques
Exposição à Carga
Solino, Maria de Nazareth da Fonseca | Date Issued:
1998
Alternative title
Work in deck of chemical shipsAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Pouco estudado na literatura mundial e sem referências brasileiras disponíveis, o trabalho em convés de
navios químicos representa um risco de exposição à carga, risco este que varia de acordo com: a) natureza da
carga, b) grau de automatização do navios e c) procedimentos utilizados na realização das tarefas.
Este estudo descreve as operações de três navios tanques que transportam produtos químicos numa rota
que se inicia no Brasil, compreende Argentina, Caribe, Estados Unidos e termina o ciclo no Brasil. São também
apresentados dados da caracterização de um grupo amostral de 44 marítimos, quanto à distribuição etária,
hábitos de vida, história ocupacional, doenças pregressas e atuais, e queixas no momento do estudo. Em relação
à exposição à carga,foram definidos três grupos homogêneos de exposição: a) um grupo regularmente exposto,
formado por contramestres, bombeadores, marinheiros e moços de convés; b) um grupo ocasionalmente exposto,
formado por oficiais de naútica e imediatos; c) um grupo não exposto, formado pelos oficiais de
radiocomunicações e pela tripulação de câmara, composta de taifeiros e cozinheiros. Foram também realizadas,
durante o trapeamento de tanques com tolueno, medições das concentrações de tolueno ambiental e de ácido
hipúrico urinário, no grupo que entrou no tanque para a atividade, e no restante da tripulação de convés e
câmara.
Alguns fatores contribuíram para dificultar a definição do risco químico do grupo estudado: a) a grande
diversidade de tarefas e de produtos transportados e manuseados; b) os diferentes cenários de exposição; d) a
sazonalidade da exposição; e) a variação de comportamento de risco durante os períodos de embarque e em terra,
não foi possível quantificar o risco químico do grupo estudado. Ainda do ponto de vista epidemiológico, o
tamanho dos grupos é um fator limitante para a correlação entre as queixas e os achados clinicos encontrados, e
as atividades profissionais. As observações realizadas possibilitam algumas correlações, e servem como base
para a definição de uma estratégia para estudos epidemiológicos mais complexos, e para a determinação do risco
toxicológico das funções de convés nos navios químicos.
Abstract
The toxicological risk of exposition to cargo vapours, presented by deck personnel from chemical
tankers, is present in a small number of references, on the available international scientific literature and has not
been approached in Brazilian literature yet. The nature and magnitude of this risk depend on: a) cargo
characteristics ; b) automation grade of the tanker ; c) procedures applied during the deck operations.
This study describes the deck operations of three chemical tankers, which operate in a route BrazilArgentina-Brazil-Caribic Region-USA-Caribic Region-Brazil. Data concerning a sample composed of 44
seamen is also presented, including age distribution, lifestyle, occupational hystory, diseases and accidents from
the past, and actual signs and symptoms. Concerning the exposition to the cargo, three groups have been
defined: 1) a regularly exposed group, composed by foremanship, bombers, deck mariners and boys; 2) an
occasionally exposed group, formed by officers and first mate; 3) a non-exposed group, formed by radiooperators officers, cookers and steward. Air samples from tank atmosphere and biological samples from all the
three groups have been collected, during manual removal of oil residues, for measurement of toluene in air
samples and hippuric acid in urine.
A number of factors played a role in the difficulty in defining a toxicological risk for the studied, sample
such as: a) task :diversity; b) exposition cenario multiplicity; c) variety of cargo and handled products; d) distinct
risk behaviour at sea and ashore. The groups size were a limitation factor for epidemiological analysis of causal
relationships between professional activities and the presented signs and simptoms. The results make possible to
establish some correlations and may be helpful for subsequent studies.
Keywords in Portuguese
Convés de Navios QuímicosRiscos à Saúde em Marítimos
Limpeza de Tanques
Exposição à Carga
Share