Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53409
Tipo de documento
Trabalhos apresentados em eventosDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
USO DE SIMULADORES DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: ILUMINANDO CONHECIMENTOS
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Química. Niterói, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Química. Niterói, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Considerando o contexto do aprender fazendo, no qual o aluno deve construir seu conhecimento a partir do uso de diferentes instrumentos, estratégias e métodos de aprendizagem, a educação baseada em simulação (EBS), pode ser ainda mais explorada no Novo Ensino Médio (NEM) e em cursos de graduação (CG). Por replicar/simular a realidade, a EBS permite estudos de caso e problematização da realidade profissional com diminuição de riscos e do uso de reagentes ou equipamentos caros, de difícil disponibilidade, ou que geram rejeitos tóxicos, como o luminol (C8H7O2N3). Utilizado para detecção de sangue, o luminol possui grande potencial para substituição em uma prática de EBS contextualizada devido a seu perfil. Neste trabalho desenvolvemos um kit que utiliza simuladores didáticos (SD), usando uma substância capaz de simular o efeito de quimioluminescência do Luminol e que viabiliza práticas científicas de baixo custo, simplicidade e de fácil contextualização. Para tal selecionamos, a partir da busca em sites e artigos, o “pigmento pó azul Glow”, utilizado por manicures e artistas para provocar o brilho azulado no escuro e que possui baixo custo, atoxicidade e fácil manipulação e obtenção. Visando criar uma contextualização envolvendo um ambiente de simulação científico-profissional factível, incluindo a discussão da identificação do sangue por reação de quimioluminescência do luminol com seus constituintes; temos como parte desse kit de SD também: a) uma caixa de papel para o efeito de ambiente escuro à reação quimioluminescente, b) um frasco borrifador para o reagente (apenas água) e c) algumas amostras de tecidos e outros materiais com manchas do tipo 1 (esmalte vermelho, molho de tomate e/ou coloral, que não irão brilhar no escuro e, portanto, resultado negativo) e do tipo 2 (“pigmento pó azul Glow” invisível na claridade e denominado como sanglow - sangue com brilho - para simular o efeito positivo). No Kit, o usuário/aluno é convidado a borrifar o reagente (água) nas amostras, simulando a aplicação do luminol e que, na ausência de luz, não afetará a visão do brilho azul intenso das manchas sanglow. Esse SD permite práticas ricas em discussão de conteúdo das áreas de Química e Biologia no NEM e CG de forma interdisciplinar, dentro de um contexto que faz parte de um possível futuro profissional desses alunos envolvendo, por exemplo, a perícia criminal.
Resumo em Inglês
Considering the context of learning by doing, in which the student must build his knowledge from the use of different instruments, strategies and learning methods, simulation-based education (EBS) can be further explored in the New High School (NEM) and in undergraduate courses (GC). By replicating/simulating reality, EBS allows case studies and problematization of the professional reality with a reduction of risks and the use of expensive reagents or equipment, difficult to obtain, or that generate toxic waste, such as luminol (C8H7O2N3). Used for blood detection, luminol has great potential for substitution in a contextualized EBS practice due to its profile. In this work, we developed a kit that uses didactic simulators (DS), using a substance capable of simulating the chemiluminescence effect of Luminol and that enables scientific practices of low cost, simplicity and easy contextualization. To this end, we selected, from the search on websites and articles, the “blue powder pigment Glow”, used by manicurists and artists to cause a bluish glow in the dark and which has low cost, non-toxicity and is easy to handle and obtain. Aiming to create a context involving a feasible scientific-professional simulation environment, including the discussion of blood identification by luminol chemiluminescence reaction with its constituents; we also have as part of this SD kit: a) a paper box for the effect of a dark environment for the chemiluminescent reaction, b) a spray bottle for the reagent (only water) and c) some tissue samples and other materials with stains like 1 (red nail polish, tomato sauce and/or coloral, which will not glow in the dark and therefore a negative result) and type 2 (“Glow Blue Powder Pigment” invisible in the light and called sanglow - blood with shine - for simulate the positive effect). In the Kit, the user/student is invited to spray the reagent (water) on the samples, simulating the application of luminol and which, in the absence of light, will not affect the vision of the intense blue glow of the sanglow stains. This SD allows rich practices in content discussion in the areas of Chemistry and Biology in the NEM and CG in an interdisciplinary way, within a context that is part of a possible professional future of these students involving, for example, criminal expertise.
Resumo em Espanhol
Considerando el contexto de aprender haciendo, en el que el estudiante debe construir su conocimiento a partir del uso de diferentes instrumentos, estrategias y métodos de aprendizaje, la educación basada en simulación (EBS) puede profundizarse en la Nueva Escuela Secundaria (NEM) y en el pregrado. cursos (GC). Al replicar/simular la realidad, EBS permite estudios de casos y problematización de la realidad profesional con reducción de riesgos y uso de reactivos o equipos costosos, difíciles de obtener o que generan residuos tóxicos, como el luminol (C8H7O2N3). Utilizado para la detección de sangre, el luminol tiene un gran potencial de sustitución en una práctica de EBS contextualizada debido a su perfil. En este trabajo desarrollamos un kit que utiliza simuladores didácticos (DS), utilizando una sustancia capaz de simular el efecto quimioluminiscente del Luminol y que posibilita prácticas científicas de bajo costo, simplicidad y fácil contextualización. Para ello, seleccionamos, a partir de la búsqueda en sitios web y artículos, el “pigmento en polvo azul Glow”, utilizado por manicuristas y artistas para provocar un brillo azulado en la oscuridad y que tiene bajo costo, no es tóxico y es fácil de manejar. y obtener Con el objetivo de crear un contexto que involucre un entorno de simulación científico-profesional factible, incluida la discusión de la identificación de sangre por reacción de quimioluminiscencia de luminol con sus constituyentes; también tenemos como parte de este kit SD: a) una caja de papel para el efecto de un ambiente oscuro para la reacción quimioluminiscente, b) una botella de spray para el reactivo (solo agua) y c) algunas muestras de tejido y otros materiales con manchas como el 1 (esmalte de uñas rojo, salsa de tomate y/o colorante, que no brilla en la oscuridad y por lo tanto un resultado negativo) y el tipo 2 (“Glow Blue Powder Pigment” invisible a la luz y llamado sanglow - sangre con brillo - por simular el efecto positivo). En el Kit, se invita al usuario/estudiante a rociar el reactivo (agua) sobre las muestras, simulando la aplicación de luminol y que, en ausencia de luz, no afectará la visión del intenso resplandor azul de las manchas de sanglow. Esta SD permite prácticas ricas en discusión de contenidos en las áreas de Química y Biología en el NEM y el GC de forma interdisciplinar, en un contexto que forma parte de un posible futuro profesional de estos estudiantes que involucra, por ejemplo, la pericia criminal.
Compartilhar