Advisor | Moraes, Ilara Hämmerli Sozzi de | pt_BR |
Author | Benigno, Sandra Rocha Suzano | |
Access date | 2012-09-06T01:12:34Z | |
Available date | 2012-09-06T01:12:34Z | |
Document date | 2005 | pt_BR |
Citation | BENIGNO, Sandra Rocha Suzano. Utilização da biblioteca virtual na formação de nível técnico em saúde: o caso das Escolas Técnicas do SUS. 2005. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2005. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5377 | |
Abstract in Portuguese | A presente dissertação tem por objetivo contribuir para aprofundar a reflexão sobre
dispositivos eletrônicos de comunicação na área da educação profissional em
saúde, por meio da análise dos recortes temáticos da Biblioteca Virtual de Saúde
em Educação Profissional (BVS-EPS), tendo por referência os temas trabalhados
pelas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) e disponibilizados no
site da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS). Inicialmente, são
apresentadas considerações teóricas dos conceitos nucleares do trabalho: redes,
rede de informação, rede eletrônica de comunicação e informação. A partir daí,
tendo em vista a influência das redes em segmentos diversos, pontua-se o contexto
da saúde com um breve histórico do Sistema Único brasileiro, buscando focalizar a
questão da formação profissional de nível médio para o SUS. Em seqüência é
apresentada a área de Educação Profissional em Saúde, enfatizando os aspectos que
influenciaram sua consolidação para, então, ser estabelecida a articulação dos três
eixos do estudo: Rede, Sistema Único de Saúde brasileiro e Educação em Saúde,
considerando simultaneamente a avaliação prática da matéria mediante dados
apurados nos sites da WEB, vistos como dispositivos de comunicação e informação
virtuais. Finalmente, algumas conclusões foram estabelecidas, no sentido de
mostrar que as instituições brasileiras do Sistema de Saúde, envolvidas com a
formação de nível técnico, têm a possibilidade de contar com mais este dispositivo
eletrônico, a biblioteca virtual, para a gestão, disseminação e acesso às informações
da área. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Redes Eletrônicas de Informação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Biblioteca Virtual | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Internet | pt_BR |
Title | Utilização da biblioteca virtual na formação de nível técnico em saúde: o caso das Escolas Técnicas do SUS | pt_BR |
Alternative title | Utilization of the virtual library in the formation of level technical in health: the case of the Technical Schools of the SUS | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | This work intends to bring some contribution to the reflection about
communication electronic devices in the field of Professional Education in the
health sector through the analysis of theme excerpts found in the Health Vrtual
Library in professional Education (BVS-EPS), presenting as reference the subjects
from the Brazilian Single Health System (SUS — Sistema Único de Saúde)
(ETSUS) availlable at the SUS tecnical School Chain website. First by the
theorectical considerations about this work basic concepts are presented: network,
information network, information and communication electronic network.
Henceforth, in view of influence of the networks in different fields, the work
describes at the Health context and offers a brief historical of the Single Health
System , intending to focus intending to focus the question of the professional
formation of average level for the SUS. In sequence the area of Professional
Education in Health is presented, having emphasized the aspects that had
influenced its consolidation for, then, to be established the joint of the three axles
of the study: Net, Single Health System and Education in Health, considering
simultaneously the practical evaluation of the matter, by means of collected data in
the sites of WEB, seen as devices of virtual communication and information. At
last, some conclusions had been established, with the aim to show that the
Brazilian institutions of the System of Health, involved with the level formation
technician, have the possibility to count on plus this electronic device, the virtual
library, for the management, dissemination and access to the information of the
area. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Electronic nets of Information | |
Subject | Virtual Library | |
Subject | Education in Health | |
DeCS | Educação Profissionalizante | pt_BR |
DeCS | Pessoal de Saúde | pt_BR |
DeCS | Redes de Comunicação de Computadores | pt_BR |
DeCS | Internet | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 09 Indústria, inovação e infraestrutura | |