Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54055
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
- COC - Artigos de Periódicos [1090]
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
SANTO FORTE! DEVOÇÃO ANTONIANA E PRÁTICAS DE CURA ILEGAIS NAS MINAS DO SÉCULO XVIII
Nogueira, André Luís Lima | Fecha del documento:
2015
Afiliación
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Resumen en portugues
Este artigo objetiva discutir os “usos” e devoções a S. Antônio (1195-1231) nas práticas de cura não licenciadas – fossem individuais e/ou coletivas – efetuadas nas Minas Gerais setecentistas a partir da documentação persecutória da Igreja (fontes inquisitoriais) e uma devassa civil, movida contra um “feiticeiro” angola de nome Caetano da Costa. Nessas práticas percebi o protagonismo, embora não exclusividade, de africanos centroocidentais, a nos dar pistas de mais uma faceta do complexo processo de crioulização e das percepções do que J. Thornton nomeou “catolicismo africano” na produção de explicações e ações em torno das enfermidades e suas ações terapêuticas.
Resumen en ingles
It aims to discuss the "usages" and devotions related to Saint Antonio (1195-1231) in unlicensed healing practices (no matter whether they were collective or not) carried out in Minas Gerais from the eighteenthcentury based on Church persecutory documentation (inquisitorial sources), as well as on a civil wanton which was stirred up against an Angolan “sorcerer” by name Caetano da Costa. So I have detected a central role of Western Central Africans in their practices, although it was not those Africans’ an exclusiveness. Indeed, it gives us tracks to understand one more facet of the complex process of creolezation at the same time it helps us to be closer to those perceptions that J. Thornton appointed as "African Catholicism" in the production of explanations and actions around the illnesses and their therapeutic practices.
Compartir