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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54379
O FELICILAB, A INOVAÇÃO E A PANDEMIA DE COVID-19
Transformação digital
Difusão de inovações
Políticas de Saúde
COVID-19
Digital transformation
Diffusion of innovations
Health policies
COVID-19
Transformación digital
Difusión de las innovaciones
Politicas de salud
COVID-19
Camila Campos Colares das Dores da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022
Clarisse Castro Cavalcante da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022
Clarisse Castro Cavalcante da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022
Marcos José Nunes de Oliveira da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022
Uirá Porã Maia do Carmo da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022
Título alternativo
FeliciLab, innovation and the covid-19 pandemicAutor(es)
Afiliação
Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Fortaleza, CE, Brasil.
Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Fortaleza, CE, Brasil.
Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Fortaleza, CE, Brasil.
Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Fortaleza, CE, Brasil.
Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Fortaleza, CE, Brasil.
Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Fortaleza, CE, Brasil.
Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Fortaleza, CE, Brasil.
Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Fortaleza, CE, Brasil.
Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Fortaleza, CE, Brasil.
Resumo
Com o fim de propiciar um ambiente que possibilite decisões ágeis, criativas e efetivas no sistema de saúde, o Laboratório de Inovações no SUS do Ceará (FeliciLab) tem adotado o uso de métodos inovadores de gestão de projetos. Este relato de experiência tem como objetivo apresentar como a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) conseguiu, através do FeliciLab, orquestrar um conjunto de pessoas, métodos e tecnologias capazes de provocar uma quebra em padrões até então apresentados no mercado de tecnologias direcionadas para o sistema de saúde, diante da crise sanitária ocasionada pela pandemia de covid-19. Com adoção de metodologias mais ágeis de condução de trabalho e gerenciamento de crises, ampliou-se a percepção de valor da tecnologia da informação (TI) da ESP/CE, nutrida pela compreensão de que inovar é mais do que produzir e implantar tecnologias: trata-se de transformar os modos de criar e consumir soluções, de forma a impactar os contextos e as experiências das pessoas.
Resumo em Inglês
In order to provide an environment with agile, creative, and effective decisions in the health system, the Felicilab laboratory has been adopting the use of innovative project management methods. This experience report aims to present how the Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Brazil, had managed to orchestrate, through FeliciLab, a set of people, methods, and technologies from a disruptive perspective of standards hitherto presented in the market of technologies directed to the health system, in face of the health crisis caused by the covid-19 pandemic. With the adoption of more agile methodologies for conducting work and managing crisis, the perception of the value of the Information technology (IT) used at ESP/CE was expanded, understanding that innovating is more than producing and implementing technologies: it means transforming the ways of creating and consume solutions in order to impact on personal experiences and their context.
Resumo em Espanhol
A fin de propiciar un ambiente con decisiones ágiles, creativas y efectivas en el sistema de salud, el Laboratório de Inovações no SUS do Ceará (FeliciLab) tiene adoptado el uso de métodos innovadores de gestión de proyectos. Este relato de experiencia tiene como objetivo presentar cómo la Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a través del FeliciLab, ha conseguido orquestar un conjunto de personas, métodos y tecnologías capaces para quebrar estándares hasta entonces presentados en el mercado de tecnologías dirigidas al sistema de salud, frente a la crisis de salud provocada por la pandemia de Covid-19. Con la adopción de metodologías más ágiles para la realización del trabajo y la gestión de crisis, se amplió la percepción del valor de la tecnología de la información (TI) ESP/CE, alimentada por el entendimiento de que innovar es más que producir e implementar tecnologías: se trata de transformar formas de crear y consumir soluciones para impactar los contextos y las experiencias de las personas.
Palavras-chave
Metodologias ágeisTransformação digital
Difusão de inovações
Políticas de Saúde
COVID-19
Palavras-chave em inglês
Agile methodologiesDigital transformation
Diffusion of innovations
Health policies
COVID-19
Palavras-chave em espanhol
Metodologías ágilesTransformación digital
Difusión de las innovaciones
Politicas de salud
COVID-19
Editor
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
Referência
FAHEINA JUNIOR, Genilton da Silva et al. O FeliciLab, a inovação e a pandemia de covid-19. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 461-472, abr./jun. 2022.DOI
10.29397/reciis.v16i2.2345ISSN
1981-6278Notas
Genilton da Silva Faheina Junior da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022Camila Campos Colares das Dores da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022
Clarisse Castro Cavalcante da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022
Clarisse Castro Cavalcante da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022
Marcos José Nunes de Oliveira da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022
Uirá Porã Maia do Carmo da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022
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