Autor | Silva, Francisco Theogenes Macêdo | |
Autor | Kubrusly, Marcos | |
Autor | Augusto, Kristopherson Lustosa | |
Data de acesso | 2022-08-04T11:31:53Z | |
Data de disponibilização | 2022-08-04T11:31:53Z | |
Data do publicação | 2022 | |
Citação | SILVA, Francisco Theogenes Macêdo; KUBRUSLY, Marcos; AUGUSTO, Kristopherson Lustosa. Uso da tecnologia no ensino em saúde – perspectivas e aplicabilidades. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 473-487, abr./jun. 2022. | en_US |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54380 | |
Descrição | Francisco Theogenes Macêdo Silva do Centro Universitário Christus, do Curso de Medicina teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022) | en_US |
Descrição | Marcos Kubrusly do Centro Universitário Christus, do Programa de Pós- Graduação em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022) | en_US |
Descrição | Kristopherson Lustosa Augusto do Centro Universitário Christus, do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais, da Universidade de Fortaleza, do Curso de Medicina, da Universidade Federal do Ceará, da Faculdade de Medicina, do Departamento de Medicina Clínica teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022 | en_US |
Resumo | As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), inseridas também na saúde, podem promover ganho substancial ao ensino da área, fornecendo recursos didáticos adicionais, relevantes aos docentes, principalmente em períodos de pandemia, quando várias instituições necessitarão desenvolver meios tecnológicos emergenciais para a aprendizagem (Emergency Remote Teaching – ERT). O artigo, através de revisão narrativa, objetiva rever o uso das tecnologias na saúde e no ensino médico, bem como discutir sobre as perspectivas existentes no mundo pós-pandemia. Nesse conceito, o ensino on-line assume importância estratégica, permitindo uma modalidade educacional flexível, aberta e interativa, favorecendo o ensino colaborativo, não esquecendo alguns contrapontos, tais como a disponibilidade do acesso e a sobrecarga cognitiva (“fadiga zoom”). A crise pandêmica atual trouxe, além da adoção de tecnologias, a possibilidade de modernizar o ensino como um todo, melhorando a eficiência e tornando a experiência acadêmica mais reflexiva, através de um ensino híbrido, presencial e virtual. | en_US |
Idioma | por | en_US |
Editor | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. | en_US |
Direito Autoral | open access | en_US |
Palavras-chave | Tecnologia da Informação e Comunicação | en_US |
Palavras-chave | Formação em saúde | en_US |
Palavras-chave | Ensino médico | en_US |
Palavras-chave | Educação à distância | en_US |
Palavras-chave | COVID-19 | en_US |
Título | Uso da tecnologia no ensino em saúde – perspectivas e aplicabilidades | en_US |
Título alternativo | Use of technology in health education – perspectives and applicability | en_US |
Tipo do documento | Article | en_US |
DOI | 10.29397/reciis.v16i2.2439 | |
Resumo em Inglês | Information and Communication Technologies (ICT), that are also inserted in health, can promote substantial gains to the teaching in this area, providing additional didactic resources, relevant to teachers, especially in pandemic periods, when institutions will need to develop Emergency Remote Teaching (ERT). The article is a narrative review that aims to review the use of technologies in health and medical education and to discuss the existing perspectives in the post-pandemic world. In this concept online learning assumes strategic importance, allowing a flexible, open and interactive educational modality, favoring collaborative teaching, not forgetting some counterpoints, such as the availability of access and cognitive overload (“zoom fatigue”). The current pandemic crisis has brought, in addition to the adoption of technologies, the possibility of modernizing education as a whole, improving efficiency and making the academic experience more reflective, through hybrid, face-to-face and virtual teaching. | en_US |
Resumo em Espanhol | Las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC), también insertadas en la salud, pueden promover avances sustanciales en la educación del área, proporcionando recursos didácticos adicionales, relevantes para los docentes, especialmente en períodos de pandemia, cuando diversas instituciones necesitarán desarrollar medios tecnológicos de emergencia para aprendizaje (Emergency Remote Teaching – ERT). El artículo, a través de una revisión narrativa, tiene como objetivo revisar el uso de tecnologías en la salud y la educación médica, así como discutir las perspectivas existentes en el mundo pospandémico. En este concepto, la educación on-line asume una importancia estratégica, permitiendo una modalidad educativa flexible, abierta e interactiva, favoreciendo la enseñanza colaborativa, sin olvidar algunos contrapuntos, como la disponibilidad de acceso y la sobrecarga cognitiva (“zoom fatiga”). La actual crisis pandémica ha traído, además de la adopción de tecnologías, la posibilidad de modernizar la educación en su conjunto, mejorar la eficiencia y hacer más reflexiva la experiencia académica, a través de la enseñanza híbrida, presencial y virtual. | en_US |
Afiliação | Centro Universitário Christus, Curso de Medicina. Fortaleza, CE, Brasil. | |
Afiliação | Centro Universitário Christus. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais. Fortaleza, CE, Brasil. | |
Afiliação | Centro Universitário Christus. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais. Fortaleza, CE, Brasil / Universidade de Fortaleza. Curso de Medicina. Fortaleza, CE, Brasil / Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Clínica. Fortaleza, CE, Brasil. | |
Palavras-chave em inglês | Information and Communication Technology | en_US |
Palavras-chave em inglês | Health training | en_US |
Palavras-chave em inglês | Medical education | en_US |
Palavras-chave em inglês | Distance education | en_US |
Palavras-chave em inglês | COVID-19 | en_US |
Palavras-chave em espanhol | Tecnología de la Información y la Comunicación | es_ES |
Palavras-chave em espanhol | Entrenamiento en salud | es_ES |
Palavras-chave em espanhol | Educación médica | es_ES |
Palavras-chave em espanhol | Educación a distancia | es_ES |
Palavras-chave em espanhol | COVID-19 | es_ES |
e-ISSN | 1981-6278 | |