Mostrar el registro sencillo del ítem
Director | Lemos, Evelyse dos Santos | |
Autor | Longo, Michele Marques | |
Fecha de acceso | 2012-09-18T19:01:12Z | |
Fecha de disponibilización | 2012-09-18T19:01:12Z | |
Fecha de publicación | 2011 | |
Referencia | LONGO, M. M. Alfabetização científica para alunos de ensino médio em encontros científicos da área de biociências: reflexões à luz da teoria da aprendizagem significativa subversiva. 2011. 261 f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde)- Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5524 | |
Resumen en Portugués | Com o passar dos séculos o conhecimento vem crescendo intensamente, proporcionando um dos grandes desafios da sociedade atual, que é preparar indivíduos para viverem nesses contextos sociais plurais, caracterizados por transformações constantes. Diante desta realidade, torna-se cada vez mais importante promover a alfabetização científica, na escola, em espaços alternativos e, sobretudo, por meio de ações integradas entre os vários contextos formadores. Neste contexto, realizamos uma investigação fundamentalmente voltada para a alfabetização científica de estudantes de nível médio de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa de intervenção desenvolvida em duas grandes etapas. A primeira, Estudo 1, centrada em atividades de divulgação científica realizadas no contexto do Programa de Divulgação Científica para alunos de Ensino Médio (PDCEM), que foi subdividida em dois momentos: atividades regulares do programa, e a O Estudo 2, correspondeu à análise dos dados coletados no Estudo anterior à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa Subversiva e, a partir dos resultados, à proposição de uma proposta de oficina a ser desenvolvida, como uma atividade de ensino não formal, em parceria com escolas, contextos de ensino formal. A análise dos dados revelou que os alunos avaliam positivamente a experiência vivenciada, no PDCEM e na oficina implementada. Além disso, revela que os alunos aprendem bastante no evento, fato que nos motivou a analisar se as percepções dos mesmos eram coerentes. Os resultados permitiriam demonstrar que, a oficina contribuiu para que os alunos percebessem a concepção de ciência academicamente mais aceita e a importância que esse conhecimento tem em sua vida. Os resultados apontaram para a validade desse tipo de metodologia, uma vez que contemplou os diferentes princípios que propõe a teoria da aprendizagem significativa Acreditamos que todos os resultados positivos e as vantagens de se trabalhar com textos de divulgação científica podem se refletir para o contexto escolar. Desta forma a oficina pode ser aplicada no contexto escolar, tornando as aulas mais participativas e dinâmicas, enriquecendo a relação entre o professor e os alunos, através da troca de ideias e opiniões entre eles. A alfabetização científica e aprendizagem significativa são processos contínuos e demorados, que dependem de vários fatores. Por isso, a importância de pensar em uma atividade em que os alunos vivenciem diferentes situações em diferentes contextos | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Derechos de autor | open access | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Ensino médio | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Divulgação científica | pt_BR |
Título | Alfabetização científica para alunos de ensino médio em encontros científicos da área de biociências: reflexões à Luz da teoria da aprendizagem significativa subversiva | pt_BR |
Tipo del documento | Thesis | pt_BR |
Fecha de la defesa | 2011-10-14 | |
Departamiento | Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Instituición de defensa | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Grau | Doutorado | pt_BR |
Local de defensa | Rio de Janeiro / RJ | pt_BR |
Programa | Programa Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Co-director | Luz, Mauricio Roberto M.P. | |
Afiliación | Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós Graduação em Educação. Laboratório Educação e Imagem, Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Miembros de la junta | Coutinho-Silva, Robson | |
Miembros de la junta | Silva, Douglas Falcão | |
Miembros de la junta | Valle, Maria Teresa Esteban do | |
Miembros de la junta | Castro, Helena Carla | |
Miembros de la junta | Costa, Marco Antônio Ferreira da | |
DeCS | Brasil | pt_BR |
DeCS | Educação /metodos | pt_BR |
DeCS | Comunicação e Divulgação Científica | pt_BR |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |