Author | Caldeira, Andreia Juliana Rodrigues | |
Author | Santos, Maria João | |
Access date | 2022-11-20T00:45:58Z | |
Available date | 2022-11-20T00:45:58Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | CALDEIRA, Andreia Juliana Rodrigues; SANTOS, Maria João. Uso da história em quadrinhos como ferramenta de divulgação do conhecimento sobre Anisakis spp. e formas de prevenção da anisaquíase, em evento de divulgação científica. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 686-703. jul./set. 2022. | en_US |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55720 | |
Description | Andreia Juliana Rodrigues Caldeira da Universidade Estadual de Góias, do Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Por uma Ética Interdisciplinar, v. 16 n.3 (2022) | en_US |
Description | Maria João Santos da Universidade do Porto, da Faculdade de Ciências, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Por uma Ética Interdisciplinar, v. 16 n.3 (2022) | en_US |
Abstract in Portuguese | As narrativas visuais, como os quadrinhos, são ferramentas populares que podem contribuir com a educação e comunicação científica. Dentro dessa perspectiva, este trabalho relata o impacto do uso de quadrinhos na disseminação do conhecimento sobre segurança alimentar de peixes em um evento de divulgação científica (Porto/Portugal). Para a ocasião, foi criada uma história, que descrevia o conceito sobre Anisakis spp. e maneiras de prevenir a anisaquíase. O enredo dos quadrinhos envolveu os participantes, de forma clara e direta, representando uma estratégia eficiente de divulgação científica abrangente e simplificadora, para diferentes públicos. Destaca-se aqui a importância da produção de novos conhecimentos, que ampliem o diálogo das áreas da saúde, ciência e tecnologia com a sociedade, além disso, torna-se urgente aumentar investimentos e promover a formação avançada e continuada de divulgadores da ciência. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Analfabetismo científico | en_US |
Subject in Portuguese | Educação científica | en_US |
Subject in Portuguese | Popularização da ciência | en_US |
Subject in Portuguese | Parasita de peixes | en_US |
Subject in Portuguese | Urban sketching | en_US |
Title | Uso da história em quadrinhos como ferramenta de divulgação do conhecimento sobre Anisakis spp. e formas de prevenção da anisaquíase, em evento de divulgação científica | en_US |
Alternative title | Use of comics as a tool to disseminate knowledge about Anisakis spp. and ways of preventing anisakiasis, in a scientific divulgation event | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.29397/reciis.v16i3.2461 | |
Abstract | Visual narratives, like comics, are popular tools that can contribute to science education and communication for different audiences. Within this perspective, this work discusses the use of comics in the dissemination of knowledge about fish food safety in a scientific dissemination event. For the occasion, a story was created, which emphasized the concept of Anisakis spp. and methodologies for the prevention of anisakiasis. The plot involved participants of all ages, strongly suggesting that comics are captivating and function as a learning tool, which can contribute to the scientific literacy of the population, leading to health promotion at an individual and collective levels. We highlight the importance of producing new knowledge that expands the dialogue between the areas of health, science and technology with society. Furthermore, it is urgent to increase investments and promote advanced and continuous training for science disseminators. | |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Las narrativas visuales, como los cómics, son herramientas populares que pueden contribuir a la educación
científica y la comunicación para diferentes públicos. Dentro de esta perspectiva, este trabajo discute el uso
de las historietas en la difusión del conocimiento sobre la seguridad alimentaria de los peces en un evento
de divulgación científica. Para la ocasión, se creó una historia, que enfatizó el concepto de Anisakis spp. y las
metodologías para la prevención de la anisakiasis. La trama involucró a participantes de todas las edades, lo
que sugiere fuertemente que los cómics son cautivadores y funcionan como una herramienta de aprendizaje, que puede contribuir a la alfabetización científica de la población, lo que lleva a la promoción de la salud
a los niveles individual y colectivo. Se destaca aquí la importancia de producir nuevos conocimientos, lo que
amplía el diálogo entre las áreas de la salud, la ciencia y la tecnología con la sociedad, además, es urgente
incrementar las inversiones y promover la formación avanzada y continua de los divulgadores de la ciencia | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual de Goiás. Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas. Anápolis, GO, Brasil. | |
Affilliation | Universidade do Porto. Faculdade de Ciências. Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental. Porto, Portugal. | |
Subject | Scientific illiteracy | en_US |
Subject | Science education | en_US |
Subject | Popularization of science | en_US |
Subject | Fish parasite | en_US |
Subject | Urban sketching | en_US |
Subject in Spanish | Analfabetismo científico | es_ES |
Subject in Spanish | Enseñanza de las ciencias | es_ES |
Subject in Spanish | Popularización de la ciencia | es_ES |
Subject in Spanish | Parásito de peces | es_ES |
Subject in Spanish | Urban sketching | es_ES |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 11 Cidades e comunidades sustentáveis | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 14 Vida na água | |