Advisor | Farbiarz, Jackeline Lima | |
Author | Dias, Cynthia Macedo | |
Access date | 2022-12-22T18:03:04Z | |
Available date | 2022-12-22T18:03:04Z | |
Document date | 2020-06 | |
Citation | DIAS, Cynthia Macedo. Jogo é para o que se move: design como favorecedor da construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem por meio da criação e adaptação de jogos analógicos. 2020. 370 f. Tese (Doutorado em Design) - Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56180 | |
Abstract in Portuguese | O tema desta pesquisa é a criação e adaptação de jogos analógicos por
alunos e professores, como estratégia de construção de espaços colaborativos e
dialógicos de ensino-aprendizagem, fundamentada em competências do Design. A
criação de jogos com alunos ainda é, muitas vezes, vinculada à aquisição de
competências técnicas, de raciocínio lógico e de resolução de problemas e ocorre,
predominantemente, em plataformas digitais e em aulas de informática, ou ainda
em cursos cuja finalidade é ensinar a criar jogos. A criação ou adaptação de jogos
analógicos envolve desafios que são ainda maiores na Educação Básica,
especialmente para que o processo seja explorado em seu potencial de construção
de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem. A partir dessas
constatações, colocou-se a necessidade de pesquisar como a criação / adaptação
de jogos analógicos na escola mediada pelo Design pode favorecer a construção
de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem. Esta tese parte da
predição de que a criação / adaptação de jogos analógicos na escola mediada pelo
Design pode favorecer a construção de espaços colaborativos e dialógicos de
ensino-aprendizagem a partir dos processos de refletir sobre um tema, metaforizar
relações e concretizar um sistema de regras coerente. Entende-se que isso
demanda o exercício de competências do Design como o pensamento sistêmico e
crítico, a ação reflexiva, o planejamento e a organização do trabalho coletivo,
promovendo um contexto horizontalizado de coautoria e construção
compartilhada de sentidos entre professores e alunos. Para atingir tal objetivo, esta
pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica, análise de artigos e de jogos
analógicos; mapeamento de experiências de professores que desenvolveram
atividades de adaptação e/ou criação de jogos analógicos com estudantes; e
mapeamento dos posicionamentos de professores e alunos participantes de
proposta de criação de jogos em uma escola de Ensino Médio Técnico. A pesquisa
permitiu verificar a importância do uso de competências do Design e de seus
métodos como suporte ao trabalho dos professores e a multiplicidade de
estratégias. Constatou-se a necessidade de se assumir uma atitude dialógica
quando da realização dessas experiências. | en_US |
Sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES); Vice-Reitoria Acadêmica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | PUC Rio | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Design de Jogos | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino-Aprendizagem | en_US |
Subject in Portuguese | Multiletramentos | en_US |
Subject in Portuguese | Interação | en_US |
Subject in Portuguese | Construção de Sentidos | en_US |
Title | Jogo é para o que se move: Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem por meio da criação e adaptação de jogos analógicos | en_US |
Type | Thesis | en_US |
Defense date | 2020-06 | |
Defense Institution | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro | en_US |
Program | Programa de Pós–Graduação em Design | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Member of the board | Farbiarz, Jackeline Lima | |
Member of the board | Couto, Rita Maria de Souza | |
Member of the board | Xavier, Guilherme de Almeida | |
Member of the board | Vasconcellos, Marcelo Simão de | |
Member of the board | Alves, Lynn Rosalina Gama | |