Autor | Mendes, Anna Carolina de Oliveira | |
Autor | Oliveira, Maria de Fátima Alves de | |
Data de acesso | 2022-12-29T18:33:28Z | |
Data de disponibilização | 2022-12-29T18:33:28Z | |
Data do publicação | 2022 | |
Citação | MENDES, Anna Carolina de Oliveira; OLIVEIRA, Maria de Fátima Alves de. Concepções Discentes sobre Genética e DNA à Luz da Tematização de Fontoura. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 8, n. 26, p. 1 -21, Maio 2022. | en_US |
ISSN | 2447-0783 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56223 | |
Resumo | Os crescentes avanços na área da Genética, bem como a ampla divulgação de seus termos na mídia, colocam a escola em um papel central para oportunizar aos alunos o entendimento dessas novas informações. Nesse contexto, os objetivos da pesquisa foram: identificar as concepções dos alunos em relação aos conceitos de Genética e DNA; e compreender se os estudantes conseguem perceber a relação DNA e proteína. Para tal, foi desenvolvido um estudo de caráter descritivo com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado, cujas respostas foram analisadas segundo a tematização de Fontoura. A análise dos resultados nos apontou algumas lacunas, como uma superficialidade nas respostas e muitos alunos que não conseguiram relacionar o DNA à proteína. Algumas sugestões podem ser inferidas como: um ensino com maior contextualização, diferentes recursos metodológicos, reestruturação curricular e dos livros didáticos. | en_US |
Idioma | por | en_US |
Editor | Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | en_US |
Direito Autoral | open access | |
Palavras-chave | Ensino de Genética | en_US |
Palavras-chave | DNA | en_US |
Palavras-chave | Ensino de Biologia | en_US |
Título | Concepções discentes sobre Genética e DNA à luz da Tematização de Fontoura | en_US |
Título alternativo | Student Conceptions about Genetics and DNA in the light of Thematization by Fontoura. | en_US |
Tipo do documento | Article | |
DOI | 10.21920/recei72022826508528 | |
Resumo em Inglês | The increasing advancements in Genetics area, as well as the broad dissemination of its terms by media channels, place the school in a crucial role of allowing students to comprehend this new information. Within this scenario, this study aimed at: identifying students’ conceptions on Genetics and DNA; understanding whether students can perceive the relationship between DNA and protein. For this purpose, we developed a descriptive study with a qualitative approach. Data was collected using a semi-structured questionnaire and the answers were analyzed according to thematization written by Fontoura. Data analysis has evidenced some gaps in teaching, like shallow answers and several students who cannot establish a connection between DNA and proteins. Some suggestions can be inferred, such as: a more contextualized teaching, varied methodological resources, curriculum and textbook restructuring. | en_US |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Professora EBTT da Fundação Osório . Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Doutora em Ensino em Biociências e Saúde. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Palavras-chave em inglês | Genetics Teaching | en_US |
Palavras-chave em inglês | DNA | en_US |
Palavras-chave em inglês | Biology teaching | en_US |