Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56234
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- COC - Artigos de Periódicos [1083]
Metadata
Show full item record
TEATRO E SAÚDE: PEÇA ITINERANTE ENGAJA JOVENS NA PREVENÇÃO DA AIDS
Engajamento público na ciência
Ciência e teatro
HIV/Aids
Jovens
Ciência
Drama
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Adolescente
Alternative title
Theater and health: an itinerant play engaging young people in aids preventionAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Atividades teatrais com motes científicos têm se tornado prática cada vez mais comum na divulgação científica, alcançando novos espaços e públicos. No Brasil, uma parcela significativa dessa prática acontece em museus e centros de ciência. No Museu da Vida/Fiocruz, por exemplo, o teatro integra organicamente a programação de atividades oferecida aos visitantes. Em 2015, face ao aumento no número de casos de HIV/Aids entre jovens, o museu desenvolveu uma atividade teatral para engajar esse público no debate sobre o tema. Com o objetivo de analisar o potencial da peça O rapaz da rabeca e a moça Rebeca, seguida de debate, como estratégia de divulgação científica, visitamos quatro escolas em que o espetáculo fora apresentado cerca de seis meses antes e realizamos 25 entrevistas e oito grupos focais com um total de 72 estudantes que haviam participado da atividade. Os resultados indicam que a iniciativa foi bem-sucedida como estratégia de divulgação científica, uma vez que se conectou com a realidade dos jovens, agradou-os em diferentes aspectos e estimulou – em alguns casos – reflexões e conversas sobre o tema das IST, do HIV/Aids e da sexualidade, entre os estudantes e entre eles e seus professores e familiares.
Abstract
Theatrical activities using scientific themes have become an increasingly common practice in Science Communication, reaching new audiences and spaces. In Brazil, a significant portion of this practice takes place in spaces such as science centers and museums. The Museum of Life at Fiocruz is an institution where theater organically integrates the activities program offered to visitors. In 2015, due to an increased number of HIV/Aids cases amongst young people, the museum developed a theatrical activity aiming at engaging teenagers in the debate about the topic. With the goal of analyzing the potential of the play “O rapaz da rabeca e a moça Rebeca” followed by a debate as a strategy for Science Communication, we visited four schools where the show had been presented about six months earlier and conducted 25 interviews and 8 focus groups with a total of 72 students who had participated in the activity. The results indicate that the initiative was successful as a Science Communication strategy, as it connected with the reality of young students, it pleased them in different ways and stimulated - in some cases - reflections and conversations on the topic of STI, HIV/AIDS and sexuality among students and between them and their teachers and families.
Keywords in Portuguese
Divulgação científicaEngajamento público na ciência
Ciência e teatro
HIV/Aids
Jovens
DeCS
Comunicação e Divulgação CientíficaCiência
Drama
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Adolescente
Share