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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56590
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ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
09 Indústria, inovação e infraestrutura
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CARACTERIZAÇÃO DE PODCASTS BRASILEIROS NA ÁREA DA FONOAUDIOLOGIA
Caracterización de podcasts brasileños en el campo de la fonoaudiología
Speech-language pathology
Health education
Internet
Distance learning
Vânia Vieira da Costa Moura do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Departamento de Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Trabalho por Plataformas Digitais e Saúde, v. 16 n.4 (2022)
Franciele Diniz Rodrigues Bastos do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Departamento de Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Trabalho por Plataformas Digitais e Saúde, v. 16 n.4 (2022)
Fabrício Lázaro da Silva do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Departamento de Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Trabalho por Plataformas Digitais e Saúde, v. 16 n.4 (2022)
Lygia Rodon de Mattos Noblat do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Departamento de Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Trabalho por Plataformas Digitais e Saúde, v. 16 n.4 (2022)
Renata de Souza Tschiedel do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Departamento de Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Trabalho por Plataformas Digitais e Saúde, v. 16 n.4 (2022)
Titulo alternativo
Characterization of Brazilian podcasts in the field of speech-language pathologyCaracterización de podcasts brasileños en el campo de la fonoaudiología
Autor
Afiliación
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Departamento de Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Departamento de Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Departamento de Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Departamento de Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Departamento de Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Departamento de Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Departamento de Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Departamento de Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Departamento de Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Departamento de Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Departamento de Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Resumen en portugues
O objetivo do estudo apresentado neste artigo é caracterizar o uso dos podcasts na área de fonoaudiologia no Brasil. Realizou-se uma busca, em março de 2022, nas plataformas de streaming Spotify, GooglePodcasts, Castbox e Deezer, por meio do uso dos termos livres ‘Fonoaudiologia’ e ‘Fono’. Foram incluídos podcasts com a temática da fonoaudiologia, apresentados por fonoaudiólogos e/ou estudantes dessa área. Foram excluídos os de episódio único e incluídos 34 podcasts neste estudo. Destes, os resultados revelaram que 88,23% iniciaram suas atividades durante o período pandêmico. No entanto, somente 26,47% divulgaram episódios até 19 de março de 2022. Além disso, 32,35% possuem menos de cinco episódios. Observou-se que 23,53% estavam vinculados a instituições de ensino superior. A maioria tem enfoque na área da voz e adota o formato de entrevista. Concluiu-se que houve uma quantidade expressiva de estreias de podcasts da área da fonoaudiologia a partir de 2020, e que, porém, a maioria deles foi descontinuada pouco tempo depois.
Resumen en ingles
The study presented in this article aims to characterize the use of podcasts in the speech-language pathology field in Brazil. A search was carried out in March 2022 on the streaming platforms Spotify, GooglePodcasts, Castbox and Deezer, using the free terms ‘Fonoaudiologia’ and ‘Fono’. Podcasts with the theme of speech-language pathology, presented by speech-language pathologists and/or speech-language pathology students, were included. The podcasts presenting a single episode were excluded and 34 podcasts were included in this study. The results revealed that 88.23% of them started their activities during the pandemic period. However, only 26.47% were disclosed until March 19, 2022. In addition, 32.35% have less than five episodes. It was observed that 23.53% were linked to higher education institutions. Most of them focus on the voice area and adopt the interview format. We had concluded that a significant number of podcasts in the speech-language pathology field emerged from 2020. Nevertheless, most of them was discontinued shortly afterwards.
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El objetivo del estudio presentado en este artículo es caracterizar el uso de podcasts en el campo de la fonoaudiología en Brasil. Se realizó una búsqueda en marzo de 2022 en las plataformas de streaming Spotify, GooglePodcasts, Castbox y Deezer, utilizando los términos libres ‘Fonoaudiologia’ y ‘Fono’. Se incluyeron podcasts con el tema de fonoaudiología, presentados por fonoaudiólogos y/o estudiantes de fonoaudiología. Se excluyeron los podcasts que presentaran solo un episodio y 34 fueron incluidos en este estudio. Los resultados mostraron que 88,23% iniciaron sus actividades durante el período de pandemia. Sin embargo, solo 26,47% divulgaron episodios hasta 19 de marzo de 2022. Además, 32,35% tienen menos de cinco episodios. Se observó que 23,53% estaban vinculados a instituciones de educación superior. La mayoría enfoca el área de la voz y adopta el formato de entrevista. Concluimos que hubo una gran cantidad de estrenos de podcasts del área de fonoaudiología a partir de 2020, pero que en su mayoría ellos han sido interrumpidos poco después.
Palabras clave en ingles
WebcastSpeech-language pathology
Health education
Internet
Distance learning
Editor
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
Referencia
FIDÊNCIO, Vanessa Luisa Destro et al. Caracterização de podcasts brasileiros na área da fonoaudiologia. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, p. 958-973. out./dez. 2022.DOI
10.29397/reciis.v16i4.3284ISSN
1981-6278Notas
Vanessa Luisa Destro Fidêncio do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Departamento de Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Trabalho por Plataformas Digitais e Saúde, v. 16 n.4 (2022)Vânia Vieira da Costa Moura do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Departamento de Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Trabalho por Plataformas Digitais e Saúde, v. 16 n.4 (2022)
Franciele Diniz Rodrigues Bastos do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Departamento de Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Trabalho por Plataformas Digitais e Saúde, v. 16 n.4 (2022)
Fabrício Lázaro da Silva do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Departamento de Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Trabalho por Plataformas Digitais e Saúde, v. 16 n.4 (2022)
Lygia Rodon de Mattos Noblat do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Departamento de Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Trabalho por Plataformas Digitais e Saúde, v. 16 n.4 (2022)
Renata de Souza Tschiedel do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Departamento de Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Trabalho por Plataformas Digitais e Saúde, v. 16 n.4 (2022)
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