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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57289
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DissertaçãoDireito Autoral
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COMPETÊNCIAS DA MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PARA A ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE PESSOAS QUE VIVEM COM HIV
Internato e Residência
Educação Baseada em Competências
Infecção pelo HIV
Prática Integral de Cuidados de Saúde
Internship and Residency
Competency-Based Education
HIV Infection
Integral Healthcare Practice
Medicina de Família e Comunidade
Internato e Residência
Educação Baseada em Competências
Prática Integral de Cuidados de Saúde
Pesquisa Qualitativa
Pereira, Gabriel Velloso | Data do documento:
2022
Título alternativo
Competencies of Family Practice for providing Integrated Care for People Living with HIVAutor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Com a descentralização da atenção integral à saúde das pessoas que vivem com HIV para a atenção primária, a Medicina de Família e Comunidade tem papel crescente no cuidado desse grupo. Tendo a residência médica como padrão-ouro de formação, a especialidade tem estruturado seu currículo a partir da educação baseada em competências, mas ainda se mostra frágil na construção de um currículo voltado ao cuidado das pessoas que vivem com HIV. A partir da Teoria das Competências de Philippe Perrenoud, este trabalho se propôs a analisar as competências da formação em Medicina de Família e Comunidade sobre a Atenção Integral à Saúde das Pessoas que Vivem com HIV na percepção das egressas e egressos de Programas de Residência da especialidade no Rio de Janeiro. Para isso, fez uso da técnica do grupo focal, em que foi discutido o tema e de onde foram identificados e interpretados os dados, complementados pela análise documental. A partir do conceito de competência de Perrenoud, foram identificadas 38 competências, sendo 11 transversais, 10 conhecimentos, 11 habilidades e 6 atitudes. Cada uma dessas competências foi então conceituada e discutida sobre seu papel para o acompanhamento da pessoa que vive com HIV na atenção primária, dando-se maior relevância a temas até então negligenciados como reconhecimento de marcadores sociais de diferença, comunicação clínica, sigilo e abordagem comunitária. Foi criada, a partir deste trabalho, uma matriz de competências da Medicina de Família e Comunidade para a Atenção Integral à Saúde de Pessoas que vivem com HIV a ser apresentada às instituições de ensino vinculadas à especialidade. Espera-se que este trabalho possa apoiar a formação de futuras médicas e médicos de família e comunidade, ajudando a orientar o modelo de educação dessa especialidade médica para um olhar ainda mais ampliado, que tensione os paradigmas hegemônicos e que combata de verdade a sorofobia.
Resumo em Inglês
Since the decentralization of HIV treatment to Primary Healthcare, Family Practice has a growing role in providing integrated care for people living with HIV. While having medical residency as its gold-standard for graduate education, the specialty has been structuring its curriculum with competency-based education, but there are still fragilities in the curriculum in being capable of providing integrated care for people living with HIV. Based on Philippe Perrenoud’s Theory of Competencies, this study proposes the analysis of competencies of Family Practice for providing integrated care for people living with HIV through the perception of graduates from Family Practice Residency Programs in Rio de Janeiro. For this purpose, the focal group technique was used, through which was collected the data, complemented by documental analysis. Based on Perrenoud’s concept of competence, 38 competencies were identified, from which 11 were considered transversal, 10 were knowledge, 11 were practices and 6 were attitudes. The concept and application of each of these competencies were then discussed, prioritizing most neglected topics such as recognition of social markers of difference, clinical communication, medical privacy and community interventions. As a result of this study, a table was organized to present Family Practice’s competencies in integrated care for people living with HIV, to be shared with education institutions related to the specialty. This study is expected to support instruction of future family doctors, in order to orient the specialty to a wider view, to challenge the hegemonic paradigms and to truly oppose serophobia.
Palavras-chave
Medicina de Família e ComunidadeInternato e Residência
Educação Baseada em Competências
Infecção pelo HIV
Prática Integral de Cuidados de Saúde
Palavras-chave em inglês
Family PracticeInternship and Residency
Competency-Based Education
HIV Infection
Integral Healthcare Practice
DeCS
Infecções por HIVMedicina de Família e Comunidade
Internato e Residência
Educação Baseada em Competências
Prática Integral de Cuidados de Saúde
Pesquisa Qualitativa
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