Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58089
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
- INI - Artigos de Periódicos [3397]
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
ATUAÇÃO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: ESTRATÉGIA MOTIVADORA E INTEGRADORA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS E ASSISTENCIAIS
Estratégia de ensino
Aprendizagem significativa
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Gama Filho. Escola Médica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Neste artigo descrevemos uma estratégia motivadora, extracurricular, direcionada a universitários da área de saúde para o estudo de anatomia humana. Durante uma feira de ciências realizada na Fundação Oswaldo Cruz desenvolvemos uma investigação sobre o nível de conhecimento da população sobre as doenças infecciosas utilizando um stand de peças anatômicas cadavéricas e sintéticas a fim de atrair o público. A pesquisa contou com uma equipe composta por dois coordenadores e cinco alunos universitários que ficaram responsáveis por esclarecer dúvidas sobre o tema abordado e por aplicar um questionário semiestruturado que permitiu avaliar o nível de informação dos visitantes. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos discentes em relação a essa atividade extracurricular. Essa experiência proporcionou aos discentes a oportunidade de participar como educadores em eventos não formais de ensino, valorizando e estimulando práticas de ensino mais dinâmicas. Acreditamos que contribuímos para um aprendizado significativo e, consequentemente, um amadurecimento profissional.
Resumen en ingles
This article describes an extracurricular strategy to motivate undergraduate students in the health area to the study of human anatomy. In a science fair held in the Oswaldo Cruz Foundation, we developed a study to evaluate the level of participants’ knowledge of infectious diseases, using a stand of cadaveric and synthetic anatomical pieces in order to attract the public. The research team was composed of two coordinators and five undergraduate students who were responsible for clarifying doubts about the theme. They applied a semi-structured questionnaire, which enabled them to assess the level of the visitors’ information. The aim of the study was to analyze the students’ perception about this extracurricular activity. This experience provided an opportunity for the students to act as educators in non-formal events, encouraging them to use more dynamic teaching practices. We believe that this extracurricular activity contributed to meaningful learning and, consequently, to professional maturity.
Palabras clave en portugues
Estudantes universitáriosEstratégia de ensino
Aprendizagem significativa
Compartir