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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58314
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AINDA A ESPERANÇAR: ESCOLA PÚBLICA COMO DISPOSITIVO DA REDE DE APOIO AOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autor
Afiliación
Prefeitura de São Jose da Lapa. Secretaria de Saúde. São José da Lapa, MG, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Rene Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Prefeitura de São Jose da Lapa. Secretaria de Saúde. São José da Lapa, MG, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Rene Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Prefeitura de São Jose da Lapa. Secretaria de Saúde. São José da Lapa, MG, Brasil
Resumen en portugues
O presente artigo apresenta uma proposta de pesquisa ainda em fase de implementação. O objetivo desse estudo é compreender a função da escola pública como um dispositivo essencial de apoio à rede de atenção à criança e adolescente vítima de violência. Em uma abordagem qualitativa de análise, esta pesquisa se baseia na pedagogia de Paulo Freire, entrelaçada à saúde coletiva na perspectiva da territorialidade. Para isso, recorremos à investigação exploratória aplicada de forma dedutiva, como coleta dedados e contextualização da temática, por meio da literatura disponível em plataformas online. A discussão e os resultados são frutos de uma análise crítica, baseada no conceito Freiriano de ação-reflexão-ação. Acreditamos que a educação em saúde, junto às instituições de ensino público, proporcionará, às crianças e adolescentes, um ambiente de troca de afetos e saberes, bem como proteção e prevenção delas próprias em suas comunidades.
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