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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58944
COLOMBIA Y LA INSTRUMENTALIZACIÓN DE LA PANDEMIA DE COVID-19
Márquez-Valderrama, Jorge | Data do documento:
2022
Autor(es)
Afiliação
Universidad Nacional de Colombia. Facultad de Ciencias Humanas y Económicas. Medellín, Colombia.
Resumo
Além das diferentes formas de sofrimento derivadas da pandemia de covid-19, na Colômbia um cenário de instrumentalização de eventos nas esferas empresariais, educacional e governamental. Embora a quarentena obrigatória tenha sido a medida preponderante de contenção, supôs uma dupla percepção de a perspectiva dos cidadãos de baixa renda: o dilema “morrer fome ou coronavírus. A partir dessas esferas a pandemia foi considerada como o momento certo para definir e alcançar novos objetivos: promoção da educação virtual, criação de novos empreendimentos, abertura de novos mercados e desvio do erário público.
Resumo em Inglês
In addition to the different forms of suffering caused by the covid-19 pandemic, a scenario emerged in Colombia in which business, educational and government spheres instrumentalized events. Although mandatory quarantine was the most widely-used method of containment, from the point of view of low-income citizens, it was perceived as a duality, the dilemma of “dying of hunger or coronavirus.” Business, education and government sectors, however, saw the pandemic as an opportunity to establish and achieve new goals: encouraging virtual education, creating new enterprises, opening up new markets and misappropriating public funds.
Resumo em Espanhol
Más allá de las diferentes formas de sufrimiento derivadas de la pandemia de covid-19, en Colombia se ha gestado un escenario de instrumentalización de los acontecimientos en las esferas empresarial, educativa y gubernamental. Aunque la cuarentena obligatoria fue la medida de contención preponderante, supuso una doble percepción desde la perspectiva de los ciudadanos de escasos ingresos: la disyuntiva “morir de hambre o de coronavirus”. Desde esas esferas se consideró la pandemia como el momento oportuno para establecer y alcanzar nuevos objetivos: fomento de la educación virtual, creación de nuevos emprendimientos, apertura de nuevos mercados y malversación del erario público.
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