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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59310
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AS PRÁTICAS CORPORAIS NA LEGISLAÇÃO IMPERIAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIOLOGIA DA PROFISSÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
Profissionalização
Sociologia das Profissões
Educação Física
Social Institutions
Professionalization
Sociology of Professions
Physical Education
Titulo alternativo
Bodily practices in imperial legislation and constructing a professional sociology for physical educationAfiliación
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Educação Física. Natal, RN, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Educação. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Departamento de Educação. Rio Claro, SP, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Educação. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Departamento de Educação. Rio Claro, SP, Brasil.
Resumen en portugues
O artigo aborda os ofícios ligados à educação física, perante leis e decretos oficiais do período imperial (1822-1889), tendo em vista traçar uma trajetória dos primeiros passos articulados pelos profissionais nos contextos civil e militar da sociedade brasileira antes de eles serem reconhecidos como membros de uma categoria profissional. Optou-se por um estudo documental de leis e decretos imperiais que mencionam os ofícios vinculados às práticas corporais. Nesse contexto foi identificado que, ao contrário dos trabalhos intelectuais, a baixa atratividade dos trabalhos práticos dificultava a dedicação exclusiva, assim como a estabilidade no exercício do trabalho. Esses elementos eram obstáculos para reivindicações mais organizadas da educação física, necessárias para sua profissionalização.
Resumen en ingles
This documentary study examines official texts related to physical education in legislation and decrees from Brazil’s imperial period (1822-1889) to trace the initial steps of professionals in this area within the civil and military context of Brazilian society, before they were recognized as a professional category. We found that unlike intellectual efforts, practical work was less attractive, which made it difficult for these professionals to work exclusively and maintain stability in this area. These elements were obstacles to more organized demands from physical education that were required for professionalization.
Palabras clave en portugues
Instituições SociaisProfissionalização
Sociologia das Profissões
Educação Física
Palabras clave en ingles
LegislationSocial Institutions
Professionalization
Sociology of Professions
Physical Education
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