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VÍDEO EM SAÚDE: ELEMENTO DE PERSUASÃO
Rede de comunicação
Comunicação de massa
Poder de persuasão
Moraes, Alice Ferry de | Fecha del documento:
2000
Autor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Os indivíduos, seus grupos e a sociedade à qual eles pertencem estão presos a uma rede de comunicação. Os vídeos, inseridos nas redes de comunicação de massa, como instrumentos de poder são controladores e determinam as estratégias de distribuição de informação de maneira a induzir ações a uma categoria de indivíduos. No caso dos vídeos sobre saúde, a identificação destas estratégias são mais visíveis a partir da identificação de organismo da esfera governamental como maioria de seus produtores, que lançam campanhas dirigidas à
população de maneira a corroborar políticas de saúde estabelecidas por eles próprios,
ignorando, na maioria das vezes, as demandas da sociedade. Este tipo de vídeo, como
suporte informacional, de uso familiar à grande parte da população, nem sempre tem em
seu conteúdo um discurso adequado aos seus destinatários. Mas apesar disto, ele pode
colaborar na transformação da sociedade mesmo através deste processo conflituoso.
Palabras clave en portugues
Vídeos em saúdeRede de comunicação
Comunicação de massa
Poder de persuasão
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