Navegação TES - Trabalho, Educação e Saúde por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
Ensino médio estatal: menos verba para mais alunos?
| Data do documento: 2004O artigo traça um panorama de alguns desafios estruturais e conjunturais para o financiamento da educação estatal, em particular o ensino médio, mostrando que a tendência dos governos tem sido no sentido de gastar menos ... -
Linguagem e identidade: um constante trabalho de estilo
| Data do documento: 2004O texto parte de uma discussão da contribuição do pensamento bakhtiniano às ciências humanas, no tocante ao discurso, à atividade, ao sujeito e à história. À luz deste universo, o ensaio analisa o cruzamento entre alteridade, ... -
Izabel dos Santos: educação para a vida
| Data do documento: 2004 -
É possível uma pedagogia das competências contra-hegemônica? Relações entre pedagogia das competências, construtivismo e neopragmatismo
| Data do documento: 2003Resgatando a discussão sobre a origem das competências na pedagogia e sua possível ressignificação ao subordiná-la ao conceito de qualificação como relação social, questiona-se, aqui, a possibilidade de essa noção orientar ... -
Notas sobre trabalho e sacrifício
| Data do documento: 2003O objetivo deste ensaio é refletir sobre o trabalho a partir da Teoria Crítica da Sociedade. Examinam-se alguns conceitos associados a ele, tais como o de práxis, sacrifício e dominação. -
Educar o trabalhador cidadão produtivo ou o ser humano emancipado?
| Data do documento: 2003Este texto é parte da pesquisa "A Formação do Cidadão Produtivo", que tem por objetivo analisar as políticas de ensino médio técnico nos anos 80, bem como as reformas educativas nos anos 90. Observa-se que muitas noções ... -
Joaquim Venâncio Fernandes (1895-1955)
| Data do documento: 2003 -
Mudanças tecnológicas e seu impacto no processo de trabalho em saúde
| Data do documento: 2002Objetiva-se aqui analisar as mudanças contemporâneas no mundo do trabalho e os seus efeitos ou impactos nos processo de trabalho em saúde. Trata-se de uma análise que toma como referencial teórico uma vertente dos estudos ...