Author | Lawall, Paula Zeni Miessa | |
Author | Pereira, Adelyne Maria Mendes | |
Author | Oliveira, Josué Miguel de | |
Author | Gasque, Kellen Cristina da Silva | |
Access date | 2023-08-28T23:54:31Z | |
Available date | 2023-08-28T23:54:31Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | LAWALL, Paula Zeni Miessa et al. A preceptoria médica em medicina de família e comunidade: uma proposta dialógica com a andragogia. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 47, n. 1, e15, p. 1-12, 2023. | en_US |
ISSN | 0100-5502 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60250 | |
Abstract in Portuguese | Introdução: O Brasil está em um amplo processo de fortalecimento das residências médicas nas áreas básicas, porém existe a necessidade de um
currículo estruturado para qualificar a formação do preceptor.
Objetivo: Este estudo teve como objetivo construir uma matriz dialógica para orientar a formação educacional da preceptoria em medicina de
família e comunidade (MFC).
Método: Por meio de um estudo qualitativo-analítico, analisaram-se três programas de preceptoria médica no Brasil: Associação Brasileira de
Educação Médica, Hospital Sírio-Libanês e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Em seguida, uma proposta formativa foi apresentada contendo
macrodiretrizes que possibilitem mudanças nos processos de ensino e aprendizagem para qualificação da prática preceptora em diálogo com a
andragogia.
Resultado: A matriz construída norteia-se pela aprendizagem do adulto, enfatizando a autonomia do aprendiz, em detrimento do controle da
aprendizagem pelo educador. Envolve cinco dimensões: direcionalidade da formação; conteúdo; estratégias pedagógicas; concepções e estrutura
formativa; e relação entre saúde, educação e pesquisa. Cada uma delas agrega um conjunto de diretrizes que valorizam o contexto e os princípios
da formação em serviço no SUS; o desenvolvimento de competências acerca de conteúdos da atenção, gestão e educação em saúde; concepções
e estruturas pautadas pela construção de vínculos significativos entre os sujeitos envolvidos no ato educativo, respeitando seus saberes prévios
e experiências; estratégias pedagógicas colaborativas, trabalho com grupos operativos e o uso de tecnologias da informação e comunicação; e o
estímulo à pesquisa como princípio educativo.
Conclusão: A matriz considerou as necessidades da formação em MFC, baseando-se em aspectos-chave da andragogia. Acredita-se que ela possa
promover mudanças nos processos de ensino-aprendizagem dos preceptores, com o objetivo de qualificar sua prática. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Associação Brasileira de Educação Médica | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Preceptoria | en_US |
Subject in Portuguese | Formação do preceptor | en_US |
Subject in Portuguese | Andragogia | en_US |
Subject in Portuguese | Medicina de família e comunidade | en_US |
Subject in Portuguese | Atenção primária à saúde | en_US |
Title | A preceptoria médica em medicina de família e comunidade: uma proposta dialógica com a andragogia | en_US |
Alternative title | Medical preceptorship in family and community medicine: a proposal for dialogue with andragogy | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-5271v47.1-20220058 | |
Abstract | Introduction: Brazil is in a broad process of strengthening medical residencies in basic areas, but there is a need for a structured curriculum to qualify
the training of preceptors.
Objective: To build a dialogic matrix to guide the educational training of preceptorship in Family and Community Medicine (FFM).
Methodology: Through a qualitative-analytical study, three medical preceptorship programs in Brazil were analyzed, namely: Associação Brasileira
de Educação Médica, Hospital Sírio-Libanês and Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A training proposal was subsequently presented containing macroguidelines that allow changes in the teaching and learning processes to qualify preceptor practice in dialogue with andragogy.
Results: Based on andragogy, the resulting matrix emphasized the learner’s autonomy, to the detriment of the educator’s control of learning. It involves
five dimensions: directionality of training; contents; pedagogical strategies; training concepts and structure; and the relationship between health,
education and research. Each dimension included guidelines that value: the context and principles of in-service training in the SUS; the development of
competences about the contents of health care, management and education; conceptions and structures guided by the construction of significant bonds
between the subjects involved in the educational act, respecting their previous knowledge and experiences; collaborative pedagogical strategies, work
with operative groups and the use of information and communication technologies; and encouraging research as an educational principle.
Conclusion: The matrix considered the needs of FCM training, based on key aspects of andragogy. It can promote changes in the teaching-learning
processes of preceptors, with the aim of qualifying their practice. | en_US |
Affilliation | Governo do Distrito Federal. Secretaria de Saúde. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | en_US |
DeCS | Preceptoria | en_US |
DeCS | Saúde da Família | en_US |
DeCS | FO | en_US |