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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60992
EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS UNIVERSITÁRIOS: CASO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE ROVUMA, MOÇAMBIQUE
Efectos de la pandemia COVID-19 en la salud mental de universitarios: caso de estudiantes de la Universidad Rovuma, Mozambique
Título alternativo
Effects of the COVID-19 pandemic on the mental health of university students: the case of students from the Rovuma University of MozambiqueEfectos de la pandemia COVID-19 en la salud mental de universitarios: caso de estudiantes de la Universidad Rovuma, Mozambique
Afiliação
Universidade Rovuma. Nampula, Moçambique.
Universidade Rovuma. Nampula, Moçambique.
Academia Militar Marechal Samora Machel. Nampula, Moçambique.
Universidade Rovuma. Nampula, Moçambique.
Academia Militar Marechal Samora Machel. Nampula, Moçambique.
Resumo
Objetivo: avaliar os efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos estudantes universitários da Universidade Rovuma, em Moçambique. Metodologia: é um estudo qualitativo-epistemológico transversal, com o recurso da entrevista semi-estruturada, respondida em 2021 por seis estudantes da Universidade Rovuma-Moçambique, matriculados em diversos cursos. As entrevistas foram realizadas na universidade e levaram em média 55 minutos. Resultados: a pandemia da COVID-19 afetou seriamente a saúde mental dos estudantes universitários. O cancelamento das atividades presenciais impostas pela pandemia impactou na rotina dos estudantes por causa da mudança brusca e afastamento de colegas e professores. O medo de contaminação, a incerteza sobre o fim da pandemia e o retorno das aulas e o distanciamento social prolongado fizeram parte dos riscos à saúde mental. Com a retomada das aulas na modalidade remota, muitos estudantes passaram por outras experiências e dificuldades de aceder à plataforma porque muitos deles não possuíam meios (computador, tablet ou telemóvel) e internet de qualidade ou ainda por terem falta de domínio das tecnologias de informação e comunicação. Conclusão: neste período da pandemia da COVID-19, muitos estudantes passaram por experiências de estresse, ansiedade e medo de contaminação da doença. Não existem serviços de atendimento e apoio psicológico dentro da universidade para responder à demanda da pandemia e outras situações que impactam na saúde mental da comunidade universitária. Sugere-se assim que as universidades promovam serviços de apoio psicológico e de suporte social à comunidade acadêmica.
Resumo em Inglês
Objective: to evaluate the effects of the COVID-19 pandemic on the mental health of
university students at Rovuma University, in Mozambique. Methods: this is a cross-sectional
qualitative-epistemological study, using a semistructured interview, answered in 2021 by six
students from the Rovuma University-Mozambique, enrolled in different courses. The interviews were conducted at the university and took an average of 55 minutes. Results: the
COVID-19 pandemic has seriously affected the mental health of university students. The
cancellation of face-to-face activities imposed by the pandemic impacted the routine of
students because of the sudden change and distance from colleagues and teachers. The
fear of contamination, uncertainty about the end of the pandemic and the return of classes
and prolonged social distancing were part of the mental health risks. With the resumption of
classes in the remote modality, many students went through other experiences and difficulties
in accessing the platform because many of them did not have the means (computer, tablet
or mobile phone) and quality internet or because they lacked knowledge of information
technologies and communication. Conclusion: in this period of the COVID-19 pandemic,
many students went through experiences of stress, anxiety, and fear of contamination by the
disease. There are no psychological care and support services within the university to
respond to the demands of the pandemic and other situations that impact the mental health
of the university community. It is therefore suggested that universities promote psychological
and social support services to the academic community.
Resumo em Espanhol
Objetivo: evaluar los efectos de la pandemia de COVID-19 en la salud mental de estudiantes
universitarios de la Universidad Rovuma, en Mozambique. Metodología: se trata de un
estudio cualitativo-epistemológico transversal, utilizando la entrevista semiestructurada,
respondida en 2021 por seis estudiantes de la Universidad Rovuma-Mozambique,
matriculados en varios cursos. Las entrevistas se realizaron en la universidad y tomaron un
promedio de 55 minutos. Resultados: la pandemia de COVID-19 ha afectado gravemente
la salud mental de los estudiantes universitarios. La cancelación de actividades presenciales
impuesta por la pandemia impactó en la rutina de los estudiantes por el cambio repentino y
retiro de compañeros y docentes. El miedo a la contaminación, la incertidumbre por el fin de
la pandemia y el regreso a clases y el distanciamiento social prolongado fueron parte de los
riesgos para la salud mental. Con la reanudación de las clases en la modalidad a distancia,
muchos estudiantes pasaron por otras experiencias y dificultades para acceder a la
plataforma porque muchos de ellos no contaban con los medios (computadora, tableta o
celular) e internet de calidad o porque carecían de conocimientos en tecnologías de la
información. y Comunicación. Conclusión: en este período de la pandemia de la COVID19, muchos estudiantes pasaron por experiencias de estrés, ansiedad y miedo a la
contaminación de la enfermedad. No existen servicios de atención y apoyo psicológico
dentro de la universidad para responder a la demanda de la pandemia y otras situaciones
que impactan la salud mental de la comunidad universitaria. Por ello se sugiere que las
universidades promuevan servicios de apoyo psicológico y social a la comunidad académica.
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