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ROMPENDO COM A PRODUÇÃO DE UMA "DOENÇA QUE NÃO DÓI": A EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO EM NOVA HOLANDA
Sistema Educacional Brasileiro
Alfabetização
Ensino Especial
Serviços de Saúde Escolar
Alfabetização
Baixo Rendimento Escolar
Fatores Socioeconômicos
Fernandes, Angela Maria Dias | Fecha del documento:
1983
Titulo alternativo
Breaking with the production of a "disease that doesn't hurt": the literacy experience in Nova HolandaOrientador
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Analisa um processo de aproximação entre Escola e Serviço de Saúde na Comunidade Nova Holanda, Rio de Janeiro, em torno da questão da dificuldade de aprendizagem produzida no fracasso escolar. Contudo, esta reflexão não se reduz ao mero relato de uma experiência tradicional de integração institucional que limita a ação da unidade de saúde, ao diagnóstico de crianças consideradas como incapacitadas. Ao contrário, no trabalho comunitário apresentado como base fundamental deste estudo, a dificuldade de aprendizagem é percebida enquanto produto das formas como a escola se organiza e contribui no processo das relações sociais de produção capitalista. Partindo desta discussão teórica, o trabalho analisa inicialmente como se processa o movimento de seletividade da escola e a sua relação com os serviços de saúde no Município do Rio de Janeiro. Discute com detalhe a situação dos alunos repetentes considerados especiais, caso em que o processo se torna mais agudo, contribuindo para uma melhor compreensão da experiência de alfabetização dirigida à alunos das classes de ensino especial. Conclui com uma discussão da relação entre o profissional de saúde e a escola, bem como a necessidade de construção de novos caminhos.
Resumen en ingles
It analyzes a process of rapprochement between School and Health Service in the Nova Holanda Community, Rio de Janeiro, around the issue of learning difficulties caused by school failure. However, this reflection cannot be reduced to the mere report of a traditional experience of institutional integration that limits the action of the health unit to the diagnosis of children considered incapacitated. On the contrary, in the community work presented as the fundamental basis of this study, learning difficulties are perceived as a product of the ways in which the school organizes itself and contributes to the process of social relations of capitalist production. Starting from this theoretical discussion, the work initially analyzes how the school selectivity movement is processed and its relationship with health services in the Municipality of Rio de Janeiro. It discusses in detail the situation of repeating students considered special, in which case the process becomes more acute, contributing to a better understanding of the literacy experience aimed at students in special education classes. It concludes with a discussion of the relationship between the health professional and the school, as well as the need to build new paths.
Palabras clave en portugues
Fracasso EscolarSistema Educacional Brasileiro
Alfabetização
Ensino Especial
DeCS
Fracasso AcadêmicoServiços de Saúde Escolar
Alfabetização
Baixo Rendimento Escolar
Fatores Socioeconômicos
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