Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61721
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- COC - Artigos de Periódicos [1097]
Metadata
Mostrar registro completo
A HISTÓRIA DAS DOENÇAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: UMA ABORDAGEM POSSÍVEL
Oliveira, Thayane Lopes | Data do documento:
2021
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este texto aborda a história das doenças a partir dos seus usos e possibilidades para as aulas de história. A partir do entendimento sobre as doenças como objetos de investigação histórica, busca-se colocá-las como importantes elementos para a compressão da trama social e contextos mais amplos. Assim, apresenta-se a pandemia de gripe espanhola de 1918 como uma – das muitas – possibilidade de discussão na sala de aula a partir de conteúdos clássicos: Primeira Guerra Mundial e Primeira República no Brasil. A inserção da discussão sobre as doenças – epidêmicas ou pandêmicas – contribuiria para uma visão mais complexa dos processos sócio-históricos e permite ao estudante desenvolver sua capacidade de análise e crítica.
Resumo em Inglês
This text addresses the History of dis-eases from their uses and possibilities for History classes. Based on the under-standing of diseases as objects of histor-ical investigation, we seek to place them as important elements for the under-standing of the social fabric and wider contexts. Thus, the 1918 Spanish flu pandemic is presented as one of the ma-ny possibilities for discussion in the classroom based on classic contents: First World War and First Republic in Brazil. The insertion of the discussion about diseases - epidemic or pandemic - contributes to a more complex view of socio-historical processes and allows the student to develop his capacity for anal-ysis and criticism.
Compartilhar