Author | Carvalho, Flávia Garcia de | |
Author | Araujo, Inesita Soares de | |
Author | Vasconcellos, Marcelo Simão de | |
Access date | 2024-01-04T19:10:20Z | |
Available date | 2024-01-04T19:10:20Z | |
Document date | 2023-12-11 | |
Citation | CARVALHO, Flávia Garcia de; ARAUJO, Inesita Soares de; VASCONCELLOS, Marcelo Simão de. Consumo simbólico em jogos digitais: um modelo de análise. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, 20 p., 2023. | en_US |
ISSN | 1980-3508 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62076 | |
Abstract in Portuguese | O artigo apresenta o Modelo de Análise do Consumo Simbólico em Jogos Digitais, desenvolvido com aportes teórico-metodológicos da Semiologia dos Discursos Sociais, dos Estudos de Jogos e do Modelo de Comunicação como Mercado Simbólico. A partir do estudo da produção de sentidos por jogadores em jogos digitais de entretenimento, a elaboração do modelo considerou e desenvolveu a ideia de que o consumo simbólico resulta de uma sucessão de movimentos articulados que vão da recepção stricto sensu à apropriação. Desenvolvido e aplicado em uma pesquisa que enfocou o consumo de sentidos de saúde, o modelo permitiu não só evidenciar as redes de sentidos, mas também que essas redes entrelaçam discursos da vida física com a virtual e que as diferentes maneiras com que os sentidos são consumidos variam conforme os diferentes contextos e formas de envolvimento do jogador. O desenvolvimento metodológico permitiu a elaboração de categorias analíticas para o estudo do consumo simbólico. (AU) | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Comunicação | en_US |
Subject in Portuguese | Consumo Simbólico | en_US |
Subject in Portuguese | Análise de Discursos | en_US |
Subject in Portuguese | Jogos Digitais | en_US |
Subject in Portuguese | Modelo de Análise | en_US |
Title | Consumo simbólico em jogos digitais: um modelo de análise | en_US |
Alternative title | Symbolic consumption in digital games: an analysis model | en_US |
Alternative title | Consumo simbólico en juegos digitales: un modelo de análisis | en_US |
Type | Article | en_US |
Abstract | The article presents the Model for Analysis of Symbolic Consumption in Digital Games, developed with theoretical-methodological contributions from the Semiology of Social Discourses, Games Studies and the Model of Communication as a Symbolic Market. Based on the study of the production of meanings by players in digital entertainment games, the elaboration of the model considered and developed the idea that symbolic consumption results from a succession of articulated movements that go from stricto sensu reception to appropriation. Developed and applied in research that focused on the consumption of health meanings, the model allowed not only to highlight networks of meanings, but also that these networks intertwine discourses of physical and virtual life and that the different ways in which meanings are consumed vary according to different contexts and forms of player involvement. Methodological development allowed the elaboration of analytical categories for the study of symbolic consumption. (AU) | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | El artículo presenta el Modelo de Análisis del Consumo Simbólico en Juegos Digitales, desarrollado con aportes teórico-metodológicos de la Semiología de los Discursos Sociales, los Estudios de Juegos y el Modelo de Comunicación como Mercado Simbólico. A partir del estudio de la producción de significados por parte de los jugadores de juegos de entretenimiento digital, la elaboración del modelo consideró y desarrolló la idea de que el consumo simbólico resulta de una sucesión de movimientos articulados que van desde la recepción en sentido estricto hasta la apropiación. Desarrollado y aplicado en investigaciones centradas en el consumo de significados de salud, el modelo permitió no sólo resaltar redes de significados, sino también que estas redes entrelazan discursos de la vida física y virtual y que las diferentes formas en que se consumen los significados varían según diferentes contextos y formas de participación de los jugadores. El desarrollo metodológico permitió la elaboración de categorías analíticas para el estudio del consumo simbólico. (AU) | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ. Brasil | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil | en_US |
Subject | Communication | en_US |
Subject | Symbolic Consumption | en_US |
Subject | Discourse Analysis | en_US |
Subject | Digital Games | en_US |
Subject | Analysis Model | en_US |
Subject in Spanish | Comunicación | en_US |
Subject in Spanish | Consumo Simbólico | en_US |
Subject in Spanish | Análisis del Discurso | en_US |
Subject in Spanish | Juegos Digitales | en_US |
Subject in Spanish | Modelo de Análisis | en_US |
DeCS | Sociologia | en_US |
DeCS | Grupo Social | en_US |
e-ISSN | 1980-3508 | |