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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62402
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DissertaçãoDireito Autoral
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CIÊNCIA E COMÉDIA NO TEATRO INFANTIL : A INSERÇÃO E A RECEPÇÃO DO HUMOR NA PEÇA O PROBLEMÃO DA BANDA INFINITA
Humor
Reception Study
Science and Art
Science and Theater
Baptista, Ana Clara Dupret Vassallo do Amaral | Data do documento:
2023
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A divulgação científica se tornou uma necessidade na sociedade atual, altamente impactada pela ciência e tecnologia. Porém, esse campo continua enfrentando uma série de desafios para conectar ciência e sociedade. Um deles é buscar estratégias novas, efetivas e dialógicas para promover essa conexão. Nesse sentido, o teatro vem despontando como um forte aliado da divulgação científica, pois tem um potencial que vai além de transmitir conteúdos. O teatro se constitui em uma linguagem que instiga o pensamento e a reflexão, possibilitando que novas perspectivas sejam formadas. Especialmente em relação aos pequenos espectadores, o teatro é capaz de abordar temas complexos com leveza e diversão, estimulando a criatividade, a imaginação e o pensamento, transformando o espetáculo em uma espécie de jogo, uma brincadeira, em que a plateia troca experiência e afetividade com os atores. Essa pesquisa está inserida nos estudos de recepção teatral no contexto da divulgação científica e tem como objetivo analisar a inserção e a recepção do humor na peça infantil O problemão da Banda Infinita, produzida no Museu da Vida Fiocruz. A peça narra a aventura de cinco amigos que formam uma banda e tem o intuito de criar uma experiência positiva do público com relação à matemática, recorrendo ao humor em diversas cenas. O estudo tem como principais referenciais teóricos Bergson e Dario Fo, no campo do humor, e Stuart Hall, no da comunicação. Os resultados evidenciam que o público reage aos elementos cênicos de humor apontados no processo de produção da peça (incluindo o texto e a corporeidade em cena) e, apesar de muitos se repetirem, as reações da plateia se manifestaram de maneiras diferentes em cada cena da peça Observamos que o riso, nas formas verbal e física, foram a resposta do público a uma identificação com os personagens, com a peça em si, com questões sociais, da cultura popular e de pertencimento de grupo. Logo, nosso estudo ressalta e aprofunda a reflexão sobre a potência do humor na divulgação científica. Ao identificar os diferentes mecanismos e características dessa linguagem em cena e buscar compreender a reação imediata da plateia a eles, nossa pesquisa enriquece o repertório e o debate sobre o cômico como estratégia de divulgação científica.
Resumo em Inglês
Science communication has become a necessity in today's society, highly impacted by science and technology. However, this field continue to face a series of challenges in connecting science and society. One of them is to seek new, effective and dialogical strategies to promote this connection. In this sense, theater has emerged as a strong ally of science communication, as it has a potential that goes beyond transmitting content. Theater constitutes a language that instigates thought and reflection, enabling new perspectives to be formed. Especially in relation to young spectators, the theater can approach complex themes with lightness and fun, stimulating creativity, imagination and thought, transforming the show into a kind of game, in which the audience exchanges experience and affection with the actors. This research is a study of theatrical reception in the context of science communication and aims to analyze the insertion and reception of humor in the children's play O problemão da Banda Infinita, produced at Museu da Vida Fiocruz. The play narrates the adventure of five friends who form a band and aims to create a positive experience for the public with regard to mathematics, resorting to humor in several scenes. The main theoretical references of the study are Bergson and Dario Fo, in the field of humor, and Stuart Hall, in the field of communication. The results show that the public reacts to the scenic elements of humor pointed out in the play's production process (including the text and the corporeity on the scene) and, although many are repeated, the audience's reactions manifested themselves in different ways in each scene. We observed that laughter, in both verbal and physical forms, was the audience's response to an identification with the characters, with the play itself, with social issues, popular culture and group belonging Therefore, our study emphasizes and deepens the reflection on the power of humor in science communication. By identifying the different mechanisms and characteristics of this language on stage and seeking to understand the audience's immediate reaction to them, our research enriches the repertoire and debate about the comic as a strategy for science communication.
Palavras-chave em inglês
Science CommunicationHumor
Reception Study
Science and Art
Science and Theater
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