Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63206
TECENDO SAÚDE COM ADOLESCENTES E JOVENS: INTERVENÇÕES EDUCATIVAS A PARTIR DO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO/MINAS GERAIS–BRASIL
Tejiendo salud con adolescentes y jóvenes: intervenciones educativas basadas en un diagnóstico situacional en instituciones de enseñanza media del municipio de Ouro Preto/Minas Gerais-Brasil
Ensino médio
Promoção de saúde
Educação em saúde
Atividades educativas
Diagnóstico situacional
High school
Health promotion
Health education educational activities
Evaluation studies as topic
Enseñanza secundaria
Promoción de la salud
Educación para la salud
Actividades educativas
Diagnóstico situacional
Alternative title
Weaving health with adolescents and young people: educational interventions based on a situational diagnosis in high school institutions in the municipality of ouro Preto/Minas Gerais-BrazilTejiendo salud con adolescentes y jóvenes: intervenciones educativas basadas en un diagnóstico situacional en instituciones de enseñanza media del municipio de Ouro Preto/Minas Gerais-Brasil
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Rene Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidad Rovira i Virgili. Catalunha, Espanha.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Rene Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universidad Rovira i Virgili. Catalunha, Espanha.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Rene Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
A adolescência é marcada como um período de intensas transformações em vários âmbitos da vida, o que pode expor os jovens precocemente a vulnerabilidades individuais, sociais, físicas e mentais. Nesse sentido, a escola torna-se espaço privilegiado para promoção de saúde. O objetivo do presente trabalho foi traçar o perfil de saúde dos jovens em idade escolar da cidade de Ouro Preto-MG e tentar intervir precocemente nos principais fatores de risco. Trata-se de um relato de experiência sobre oficinas educativas em saúde a partir do diagnóstico da situação de saúde com base em um estudo transversal quantitativo seguido de grupos focais, realizado ao longo do ano de 2023 em quatro escolas de Ensino Médio no município de Ouro Preto-MG. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Ouro Preto. Após a estratificação aleatória de 368 alunos, houve a aplicação do instrumento Youth Risk Behavior Survey (YRBS) para análise do perfil de saúde e realização de oficinas voltadas para a reflexão, o diálogo e promoção da saúde. Foram realizadas 8 oficinas educativas e um evento de promoção da saúde pautados nos temas Abuso Sexual, Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Gravidez Precoce, Saúde Mental, Diversidade Sexual e de Gênero e Prevenção ao Racismo. Durante as oficinas e o evento, observou-se participação ativa dos alunos. As discussões permitiram a identificação de necessidades específicas, possibilitando a preparação de intervenções mais direcionadas. Procurou-se sanar as dúvidas mais recorrentes e fortalecer o elo entre pesquisadores e adolescentes, para que estes se sentissem amparados e seguros em compartilhar temas delicados com o grupo de pesquisa. A metodologia utilizada pelo grupo de pesquisa mostrou-se eficaz na abordagem das demandas de saúde dos adolescentes e jovens. Além disso, pôde-se instigar maior protagonismo dos adolescentes frente aos seus projetos de vida e maior fortalecimento e resiliência para enfrentamento das dificuldades.
Abstract
Adolescence is a period of intense transformation in various areas of life, which can expose young people prematurely to individual, social, physical and mental vulnerabilities. In this sense, the school becomes a privileged space to promote health education. The objective of this study was to draw the health profile of school-age young people in the city of Ouro Preto-MG and try to intervene early in the main risk factors. This is an experience report on health education workshops using a diagnosis of the health situation based on a quantitative cross-sectional study followed by focus groups, carried out over 2023 in four high schools in the city of Ouro Preto-MG. The project was submitted to and approved by the Ethics Committee of the Federal University of. After the random stratification of 368 students, the Youth Risk Behavior Survey (YRBS) was applied to analyze their health profile and to organize workshops focused on reflection, dialogue and health promotion.8 educational workshops and a health promotion event were held on the themes of Sexual Abuse, Prevention of Sexually Transmitted Infections and Early Pregnancy, Mental Health, Sexual and Gender Diversity and Prevention of Racism. During the workshops and the event, the students participated actively. The discussions allowed specific needs to be identified, enabling more targeted interventions to be prepared. The objective was to solve the most recurrent doubts and to approach researchers and teenagers, so that they felt supported and safe in sharing sensitive topics with the research group. The methodology used by the research group proved to be effective in addressing the health demands of adolescents and young people. In addition, it was possible to encourage the teenagers to take a more important role in their life projects and to become stronger and more resilient in order to deal with difficulties.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
La adolescencia es un período de intensa transformación en diversas áreas de la vida, que puede exponer precozmente a los jóvenes a vulnerabilidades individuales, sociales, físicas y mentales. En este sentido, la escuela se convierte en un espacio privilegiado para la promoción de la salud. El objetivo de este estudio fue mapear el perfil de salud de los jóvenes en edad escolar de la ciudad de Ouro Preto, Minas Gerais, e intentar intervenir precozmente en los principales factores de riesgo. Se trata de un informe de experiencia sobre talleres de educación para la salud a partir de un diagnóstico de la situación de salud basado en un estudio cuantitativo transversal seguido de grupos focales, realizado a lo largo de 2023 en cuatro escuelas secundarias del municipio de Ouro Preto-MG. El proyecto fue sometido y aprobado por el Comité de Ética en Investigación (CEP) de la Universidad Federalde Ouro Preto. Tras la estratificación aleatoria de 368 alumnos, se aplicó la Encuesta de Comportamientos de Riesgo de los Jóvenes (YRBS) para analizar su perfil de salud y se organizaron talleres para fomentar la reflexión, el diálogo y la promoción de la salud. Se realizaron ocho talleres educativos y un evento de promoción de la salud sobre los temas de Abuso Sexual, Prevención de Infecciones de Transmisión Sexual (ITS) y Embarazo Precoz, Salud Mental, Diversidad Sexual y de Género y Prevención del Racismo. Durante los talleres y el acto, los alumnos participaron activamente. Los debates permitieron identificar necesidades específicas, lo que permitió preparar intervenciones más específicas. El objetivo fue resolver las dudas más recurrentes y fortalecerel vínculo entre investigadores y adolescentes, para que se sintieran apoyados y seguros al compartir temas sensibles con el grupo de investigación. La metodología utilizada por el grupo de investigación demostró ser eficaz para atender las demandas de salud de adolescentes y jóvenes. También fue posible incentivar a los adolescentes a asumir un papel más protagónico en sus proyectos de vida y a fortalecer su resiliencia para enfrentar las dificultades.
Keywords in Portuguese
AdolescênciaEnsino médio
Promoção de saúde
Educação em saúde
Atividades educativas
Diagnóstico situacional
Keywords
AdolescenceHigh school
Health promotion
Health education educational activities
Evaluation studies as topic
Keywords in Spanish
AdolescenciaEnseñanza secundaria
Promoción de la salud
Educación para la salud
Actividades educativas
Diagnóstico situacional
Share