Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63995
QUEM DEIXOU ISSO AQUI?! DE NOVO! REDESIGN DE UM JOGO DIGITAL PARA PREVENÇÃO DE INTOXICAÇÕES DOMÉSTICAS
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Em 2016 foi lançado o jogo digital “Quem deixou isso aqui?!”, um jogo sério que tem por objetivo sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de intoxicação exógena presentes em um domicílio comum e principais formas de prevenção. Este artigo apresenta o trabalho de projeto de redesign do jogo, com o objetivo de corrigir falhas e lacunas do jogo original, acrescentando os riscos de acidentes com animais peçonhentos e potencializando formas de participação dos jogadores, entre outros aprimoramentos. Com o relato de nossa experiência nessa fase do projeto, pretendemos contribuir para a criação de outros jogos sérios para a saúde, que considerem as potencialidades próprias da mídia.
Abstract
In 2016, the digital game “Quem deixou isso aqui?!” was launched, a serious game that aims to raise awareness of parentes about the risks of exogenous intoxication present in a common household and main forms of prevention. This article presents the game's redesign project, with the objective of correcting gaps in the original game, adding the risks of accidents with venomous animals and enhancing forms of player participation, among other improvements. With this account of our experience in this project, we intend to contribute to the creation of other serious games for health, which consider the game media's own potential.
Share