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ThesisCopyright
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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POLÍTICA DE SAÚDE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS TRABALHADORES TÉCNICOS DE ENFERMAGEM
Lima, Júlio César França | Date Issued:
2010
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Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objeto de estudo desta tese é a formação profissional dos trabalhadores técnicos de enfermagem e sua relação com as políticas de saúde no Brasil. Abrange o período que se estende dos anos 1920 até os anos 2000, visando compreender o progressivo alargamento do patamar de formação para o trabalho na área. A tese defende que existe na atualidade brasileira uma tendência geral de aumento da escolarização dos trabalhadores técnicos de enfermagem, que progressivamente vai tornar o técnico de enfermagem junto com o enfermeiro de nível superior as principais categorias profissionais da área. Para orientar a análise utilizamos os conceitos trabalho simples e trabalho complexo, buscando apreender a formação profissional em sua totalidade e historicidade. Nessa perspectiva, a pesquisa analisa as políticas educacionais na área e as políticas de saúde, a progressiva racionalização do trabalho hospitalar, as iniciativas da categoria de enfermagem, notadamente o Projeto Larga Escala e o Profae, as políticas neoliberais na atualidade materializadas na reforma do Estado e nas políticas de saúde de cunho privatizante, assim como a organização da burguesia de serviços de saúde. A conclusão do trabalho indica que o aumento da escolaridade dos trabalhadores técnicos de enfermagem está sendo determinado simultaneamente pelo conjunto dessas relações. Sinaliza também para a constituição de uma alternativa de caráter permanente na área de formação profissional em saúde, do ponto de vista do capital instalado no setor, expressa na organização do Serviço Nacional de Aprendizagem da Saúde (SENASS) e do Serviço Social da Saúde (SESS), também conhecido como Sistema S da Saúde.
Abstract
The object of this study is the professional training of technical sick workers and their relationship with health policies in Brazil. Abrange is the period that extends from two years from 1920 to the years 2000, aiming to understand the progressive lengthening of the training period for work in the area. This suggests that there is a general trend in the increase in the schooling of nursing technicians in Brazil today, who will progressively become nursing technicians along with higher-level nurses in the main professional categories of the area. To guide the analysis we use the concepts of simple and complex work, seeking to learn professional training in its totality and historicity. Nessa perspective, the research analyzes the educational policies in the area and the health policies, the progressive rationalization of hospital work, the initiatives of the disease category, notably the Long Scale Project and the Profession, the neo-liberal policies in current reality materialized in the reform of the State and in privatizing health policies, as well as the bourgeois organization of health services. The conclusion of the work indicates that the increase in the education of two technical sick workers is being determined simultaneously by the combination of these relationships. It also indicates the establishment of a permanent alternative in the area of professional training in health, from the point of view of the capital installed in the sector, expressed in the organization of the National Health Learning Service (SENASS) and the Social Health Service (SESS). ), also known as Sistema S da Saúde.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El objeto de estudio de este tema es una formación profesional de dos trabajadores técnicos de enfermagem y su relación con las políticas de salud en Brasil. Abrange o período que se extiende dos años 1920 hasta los años 2000, visando comprender o Progressivo alargamento do patamar de formação para o trabalho na área. A tese defende que existe na actualidade brasileira uma tendência geral de aumento da escolarização dos trabalhadores técnicos de enfermagem, que progresivamente vai tornar o técnico de enfermagem junto com o enfermeiro de nivel superior as principais categorias profissionais da área. Para orientarse y analizarse utilizamos los conceptos de trabajo simples y complejos, buscando apreender a formação profissional em sua totalidade e historicidade. Nessa perspectiva, a pesquisa analisa as políticas educacionais na área e as políticas de saúde, a Progressiva racionalização do trabalho hospitalar, as iniciativas da categoria de enfermagem, notadamente o Projeto Larga Escala e o Profae, as políticas neoliberais na actualidade materializadas na reforma do Estado e nas políticas de saúde de cunho privatizante, asim como a organização da burguesia de serviços de saúde. La conclusión del trabajo indica que el aumento de la escolaridad de los trabajadores técnicos de enfermagem se está determinando simultáneamente en el conjunto de estas relaciones. Sinaliza también para la constitución de una alternativa de carácter permanente en el área de formación profesional en salud, el punto de vista del capital instalado en el sector, expressa na organización del Serviço Nacional de Aprendizagem da Saúde (SENASS) y del Serviço Social da Saúde (SESS) ), también conocido como Sistema S da Saúde.
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