Browsing Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS) by Title
Now showing items 147-166 of 220
-
Mais além da vida orgânica: a convivência como fator de prevenção do isolamento social dos idosos e de promoção de saúde
| Date Issued: 2019Introdução: Entre as características marcantes da sociedade brasileira a partir de meados do século XX, o contínuo aumento da expectativa de vida opera mudanças no modo de vida social repleto de pessoas idosas que ultrapassam ... -
Mastofauna nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental: uma análise da representatividade das espécies nativas silvestres brasileiras (PNLD 2014 e 2017)
| Date Issued: 2021Os livros didáticos são os principais instrumentos pedagógicos de apoio dos docentes nas escolas brasileiras, sendo a distribuição nas escolas públicas realizada de forma gratuita pelo Programa Nacional do Livro Didático ... -
Mediadores de centros e museus de ciência brasileiros: quem são esses atores-chave na mediação entre a ciência e o público?
| Date Issued: 2016No Brasil, os mediadores são peças fundamentais para o diálogo entre os espaços científico-culturais e o público; cerca de 95% dessas instituições contam com seu trabalho. Porém, apesar de estarem presentes em quase todos ... -
O meio ambiente por alunos do ensino fundamental, sua relação com o conteúdo de websites e a influência de atividades escolares baseadas na educação ambiental crítica
| Date Issued: 2013Os problemas ambientais que vivenciamos hoje são fruto de uma longa história de degradação do ambiente pelo ser humano, e fazer com que a sociedade entenda tais problemas de uma forma mais sistêmica é uma das tarefas da ... -
Mergulho na nuvem: formação continuada em ferramentas digitais para profissionais de educação no âmbito do ensino remoto devido ao Covid-19
| Date Issued: 2021Mudanças no modelo de ensino foram urgentes e necessárias, devido ao isolamento físico imposto pela pandemia de COVID-19. O ensino remoto emergencial e/ou ensino híbrido foi a realidade da maioria das instituições de ensino ... -
Metodologia da problematização e avaliação formativa em um curso de monitoramento biológico da água de rios no município de Engenheiro Paulo de Frontin, RJ
| Date Issued: 2008O estudo analisa a experiência pedagógica da autora como professora de um curso de capacitação para o biomonitoramento das águas de rio no município de Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), com base nas avaliações feitas pelos ... -
Metodologia para análise da dinâmica de reprodução de notícias: a contribuição das organizações científicas para a aprendizagem de Ciência e Saúde por meio da mídia.
| Date Issued: 2010Observam-se na atualidade, como fenômenos concomitantes, a tendência à reprodução de notícias na mídia, a crescente profissionalização das atividades de comunicação em organizações de Ciência, Tecnologia e Inovação em ... -
Modelos de células interativos: facilitadores na compreensão das estruturas celulares e no processo de inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais visuais.
| Date Issued: 2011As políticas públicas educacionais atuais enfatizam a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas para alunos com necessidades educacionais especiais. Entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar, ... -
Um mundo sem barreiras: estudantes com deficiência visual discutindo saúde nas mídias sociais
| Date Issued: 2018Na área da saúde coletiva, nos últimos anos, vem sendo discutido no Brasil um novo paradigma, que considera os aspectos éticos, sociais e culturais que permeiam a vida em sociedade e, nesse sentido, não se pode abrir mão ... -
Museu de Ciências lugar do público! Um estudo de caso acerca do público espontâneo que visita um museu de ciências no Rio de Janeiro
| Date Issued: 2013Os museus e centros de ciência são importantes ferramentas para a divulgação e popularização da ciência, constituindo-se como espaços culturais de construção do saber. Para que estes possam verificar e avaliar a eficácia ... -
A música na promoção da saúde : um diálogo entre performances musicais, a metodologia da pesquisa baseada em arte e a proposta de Oficinas Dialógicas de Linguagem Musical
| Date Issued: 2020A presente pesquisa apresenta a experiência de Oficinas Dialógicas de Linguagem Musical com jovens de 14 a 17 anos no Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré que consistiram em experimentar a fricção entre música e ... -
O enfrentamento do Aedes aegypti e arboviroses: aportes teóricos e metodológicos em ações de intervenção no Programa Saúde na Escola
| Date Issued: 2019Embasada por trabalhos que discutem a importância e o papel preponderante da educação em saúde para o enfrentamento de agravos, a presente tese objetivou a construção de um aporte teórico e metodológico para subsidiar ações ... -
O papel das emoções no processo formativo de jovens do Programa de Vocação Científica na Fundação Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2021O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz) é um programa educacional não formal de iniciação científica para estudantes do ensino médio, no Brasil, atuando desde 1986 nas áreas de Ciências ... -
O que mais tem aí nesse samba?: Bezerra da Silva em uma abordagem educativo-preventiva sobre drogas
| Date Issued: 2021O consumo de drogas se constitui em um fenômeno presente nas mais variadas sociedades, sendo seus usos impactados ao longo dos tempos por percepçõesde repressão e de diálogo sobre o tema, ou seja, a forma como as pessoas ... -
Oficina dialógica de narrativas literárias: articulações entre a abordagem Cienciarte e a pesquisa baseada em artes para a promoção da saúde
| Date Issued: 2022O presente estudo investigou a integração da abordagem CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes aplicada ao ensino em biociências e saúde, se desdobrando em intervenções em promoção da saúde. Salienta-se que infelizmente, ... -
Oficina interativa baseada na educação ambiental crítica no Museu Espaço CIência Viva no Rio de Janeiro
| Date Issued: 2019A divulgação científica (DC) pode ser uma importante ferramenta promotora de questionamentos e provocações envolvendo temáticas ambientais dentro de centros e museus de ciências. É de grande relevância compreender de que ... -
O olhar docente sobre a Biossegurança no ensino de ciências: um estudo em escolas da rede pública do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2008A natureza dinâmica do conhecimento científico requer uma contínua atualização de seus conceitos e práticas por parte de docentes e discentes. Neste contexto, insere-se a Biossegurança, definida por um conjunto de saberes ... -
Um olhar sobre a capacitação profissional em Biossegurança no Instituto Oswaldo Cruz: o processo de transformação
| Date Issued: 2010O estudo de caráter teórico-empírico apoiado no paradigma qualitativo foi realizado com profissionais que participaram do Curso de Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa Biomédica, do Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz, ... -
Os mediadores da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e seus desafios diante da pandemia (SARS-CoV-2)
| Date Issued: 2022O uso da mediação humana em Museus e centros de ciência e tecnologia, tem se tornado cada dia mais comum e diversos estudos apontam a mediação humana como sendo de extrema importância no cotidiano destes espaços. O mediador ... -
A pandemia de COVID-19: impactos em comunidades acadêmicas e de saúde brasileiras
| Date Issued: 2022A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como ...