Browsing Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS) by Title
Now showing items 1-20 of 220
-
Acessibilidade da comunidade surda a informações sobre doenças epidêmicas ou prevalentes no Brasil: divulgação on-line para proteção à saúde e cidadania
| Date Issued: 2019O oferecimento do acesso à saúde e às informações que permitam a prevenção de doenças sem excluir as pessoas com deficiência ou que são minorias linguísticas é um objetivo primordial para alcançar uma sociedade justa. A ... -
Ação dialógica e comunicativa como referenciais para o ensino de enteroparasitoses: possibilidades e desafios no Ensino Fundamental
| Date Issued: 2017As enteroparasitoses constituem diversos problemas de saúde pública, sobretudo em países em desenvolvimento como o Brasil, as quais apesar de serem facilmente evitadas com medidas de higiene, também dependem de fatores ... -
Ação educativa em tuberculose envolvendo crianças e adolescentes com a forma ativa e latente da doença e seus cuidadores
| Date Issued: 2020Tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa com grande morbiletalidade em todo o mundo. A eficácia do tratamento da TB em crianças e adolescentes pode ser comprometida pela falta de informações sobre a doença, seu ... -
Ações pedagógicas para a educação ambiental: ampliando o espaço da ação docente
| Date Issued: 2015Com a crescente crise ambiental, comprometedora da sobrevivência da humanidade, é preciso preparar os indivíduos para entender e usufruir do contínuo avanço científico-tecnológico, sabendo identificar os problemas ligados ... -
Agentes de combate às endemias no Acredas histórias de vida à formação profissional
| Date Issued: 2017A designação Agentes de Combate às Endemias corresponde no Brasil a uma categoria socioprofissional legalmente regulamentada, descentralizada nos municípios do país no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Apresentamos ... -
Alegria para a saúde:a arte da palhaçaria como proposta de tecnologia para o Sistema Único de Saúde
| Date Issued: 2009A prática da liberdade só encontra adequada expressão em uma pedagogia na qual o oprimido tenha condições de, reflexivamente, descobrir-se e conquistar-se com alegria, como sujeito de sua própria destinação histórica. O ... -
Alfabetização científica para alunos de ensino médio em encontros científicos da área de biociências: reflexões à Luz da teoria da aprendizagem significativa subversiva
| Date Issued: 2011Com o passar dos séculos o conhecimento vem crescendo intensamente, proporcionando um dos grandes desafios da sociedade atual, que é preparar indivíduos para viverem nesses contextos sociais plurais, caracterizados por ... -
Alunos, professores, pessoaso papel da subjetividade no ensino de Ciências e Biologia do Colégio Pedro II
| Date Issued: 2017Apesar de pesquisadores reconhecerem há tempos a importância da subjetividade de professores e alunos no processo pedagógico as investigações em torno desta temática permanecem pouco frequentes. Dentro do campo de Ensino ... -
Analisando as motivações dos estudantes estrangeiros do Instituto Oswaldo Cruz na Fundação Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2017Observamos nas últimas décadas um aumento no trânsito internacional de estudantes de todos os níveis e nacionalidades. Alguns aspectos são relatados como facilitadores e motivadores ao intercâmbio de alunos entre países e ... -
Análise das percepções de professores e profissionais de saúde sobre práticas educativas em saúde: subsídios para a estratégia integrada de prevenção da dengue.
| Date Issued: 2012A dengue integra o conjunto de doenças negligenciadas, constituindo-se como um grave problema de saúde pública em todo o mundo, inclusive no Brasil. A abordagem dos aspectos relacionados ao processo saúde-doença é uma ... -
Análise de Textos e Imagens sobre Febre Amarela nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio da Educação Básica
| Date Issued: 2021A febre amarela é uma doença infecto-parasitária causada por um arbovírus, cujos vetores são mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes (ciclo silvestre) e Aedes aegypti (ciclo urbano). Entre 2017 e 2018 ocorreu o maior ... -
Análise de uma gestão integrada em duas escolas estaduais do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2018A Gestão Integrada da Escola (Gide) é um sistema que integra os aspectos estratégicos, políticos e gerenciais inerentes à área escolar, com foco em resultados do processo de ensino-aprendizado. A Gide é usada na rede ... -
Análise do perfil profissional e acadêmico dos egressos dos Cursos Técnicos do Instituto Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2019A pesquisa de egressos constitui-se em recurso essencial para a avaliação do potencial de formação oferecida pelas instituições de ensino, especificamente o acompanhamento de ex-alunos do ensino profissional, por ser uma ... -
Aprendizagem baseada em problemas e em casos investigativosconstruindo e avaliando possibilidades de implementação no Ensino Médio
| Date Issued: 2015Os resultados de indicadores da qualidade da educação tem se tornado motivo de preocupação para o Ministério da Educação (MEC), que vem tomando iniciativas como o Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI). O ProEMI busca ... -
A aprendizagem significativa da biologia em um contexto de formação continuada de professores
| Date Issued: 2022A interdependência entre vida e ambiente, entre os fenômenos biológicos e sociais nem sempre é percebida e, quando ocorre, é raramente compreendida. Sem ignorar a natureza complexa da dinâmica da vida e do processo de ... -
A Aprendizagem Significativa da Biomecânica e da Análise Qualitativa do Movimento por professores de Educação Física
| Date Issued: 2015A Biomecânica é uma disciplina de natureza interdisciplinar, comumente percebida como de difícil compreensão pelos estudantes e parece ser pouco utilizada por professores de Educação Física. Assumindo este conhecimento ... -
Arquétipo parasito-hospedeiro: repensando o papel do ser humano na conservação da mãe terra
| Date Issued: 2019O presente estudo visa reconstruir a imagem arquetípica da relação ecológica parasito-hospedeiro presentes em discursos indiretos, a fim de discutir de forma análoga, a relação dos seres humanos em relação ao ambiente ... -
A Arte em Papéis virtuais: análise dos Desenhos de Crianças (5 – 12 anos) sobre a Pandemia de COVID-19 da Campanha "Sentimentos no Papel" (2020) da Unicef Brasil
| Date Issued: 2021Estamos vivendo em tempos pandêmicos e caóticos de drásticas mudanças sociais no Brasil e no mundo, que tiveram início em março de 2020 e permanecem neste ano de 2021. Neste difícil momento, precisa-se dar especial atenção ... -
A arte nas publicações científicas no ensino de ciências e nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental da educação básica
| Date Issued: 2022O ensino de ciências contribui para uma formação mais completa dos indivíduos e se faz presente no Brasil desde o século XIX. Apesar de sua longa trajetória o ensino bancário ainda é o método mais utilizado em sala de aula, ... -
Atividades experimentais de Ciências para os anos iniciais do ensino fundamentalanálise em livros didáticos e reflexões de um grupo focal
| Date Issued: 2016As atividades experimentais no Ensino de Ciências têm sido pesquisadas nas últimas décadas tanto para investigar sua importância quanto para questionar seu desenvolvimento mais crítico no ensino. Na literatura da área, ...