Browsing IOC - PGEBS - Dissertações de Mestrado by Author "Oliveira, Maria de Fátima Alves de"
Now showing items 1-10 of 10
-
O desenvolvimento de uma sequência didática, baseada no ensino por investigação, para a promoção da alimentação
Santos, Manoela Atalah Pinto dos | Date Issued: 2016O Brasil tem vivenciado uma transição nutricional com crescentes casos de obesidade e redução dos índices de desnutrição. Os fatores que contribuem para esse fenômeno são as modificações decorrentes do estilo de vida, com ... -
Educação Ambiental Crítica em Documentários para o Ensino Fundamental II
Silva, Ana Lucia Pinto da | Date Issued: 2021A Educação Ambiental tem grande relevância como tema curricular, contribuindo na formação dos alunos da educação básica, proporcionando espaço para discussões de forma interdisciplinar sobre a interação ser humano e meio ... -
Elaboração e avaliação de uma atividade didática lúdica sobre perfis nutricionais
Santos, Georgianna Silva dos | Date Issued: 2014O fenômeno de transição nutricional, que envolve a mudança de um padrão de desnutrição para o de prevalência do sobrepeso ou da obesidade está em curso em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. Apesar disto, pouco ... -
Formação Ética e Experimentação Animal: As Concepções de Discentes e Professores sobre o Uso de Animais em Práticas Didático-Científicas
Melgaço, Izabel Christina Pitta Pinheiro de Souza | Date Issued: 2010A formação ética realizada durante a aprendizagem de conceitos biológicos através da experimentação animal é uma preocupação do crescente debate bioético no ensino superior biomédico no que concerne a instituição do ... -
Mergulho na nuvem: formação continuada em ferramentas digitais para profissionais de educação no âmbito do ensino remoto devido ao Covid-19
Ramos, Fernanda Campello Nogueira | Date Issued: 2021Mudanças no modelo de ensino foram urgentes e necessárias, devido ao isolamento físico imposto pela pandemia de COVID-19. O ensino remoto emergencial e/ou ensino híbrido foi a realidade da maioria das instituições de ensino ... -
O papel das emoções no processo formativo de jovens do Programa de Vocação Científica na Fundação Oswaldo Cruz
Santos, Bruna Navarone | Date Issued: 2021O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz) é um programa educacional não formal de iniciação científica para estudantes do ensino médio, no Brasil, atuando desde 1986 nas áreas de Ciências ... -
Percepções de graduandos do curso de Nutrição sobre Segurança Alimentar: elaboração de atividades de ensino sobre Produção de Alimentos Seguros
Berto, Sandra de Lima Soares | Date Issued: 2021A produção de alimentos seguros depende da qualidade sanitária e da composição nutricional de cada ingrediente. Várias doenças e agravos à integridade física podem ser veiculadas por alimentos contaminados com agentes ... -
Poluição Ambiental desfocada: percepções de Educadores de Ciências e Biologia e uma nova perspectiva para ensinar
Silva, Iza Patrício | Date Issued: 2022A Poluição Ambiental é um dos principais impactos ambientais com foco nas consequências do fenômeno para os seres vivos, atingindo todo o planeta. O entendimento global do efeito da poluição é dificultado, devido a estrutura ... -
Recurso didático sobre mamíferos: elaboração de um jogo a partir das concepções de alunos do 7º ano de uma escola pública
Silva, Dafny Coutinho do Espirito Santo | Date Issued: 2022Os processos de ensino-aprendizagem devem ter como um dos objetivos despertar o interesse dos estudantes para os temas que fazem parte dos conteúdos abordados. Diferentes recursos pedagógicos podem ser utilizados na prática ... -
O sapo virou príncipe: construção do conhecimento sobre a Classe Amphibia a partir de contos infantis e sua importância no Ensino de Ciências
Cabral, Isabella de Oliveira Neves | Date Issued: 2014Neste trabalho desenvolvemos algumas articulações entre Literatura Infantil, Animais da Ordem Anura e Ensino de Ciências, baseadas em referências da Literatura de Ficção, da Educação e do Ensino em Ciências. Para tanto, ...